Partilhar

O Sanatório e a Tuberculose - 1900-1950 - Outão - Meio Século de Trabalhos e Memórias

Rogério Palma-Rodrigues

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
28,62 € 31,80 €
Wishlist Icon

Sinopse

Citando o Autor, “A Tuberculose era doença social, evitável e curável, mas qualquer dessas vitórias sobre o mal exigia esclarecimento e recursos económicos “. O Sanatório do Outão foi um marco na História da Medicina em Portugal pois “ fornecia ao tuberculoso salutares condições de existência, bons ares, alimentação, higiene e repouso, muitas vezes suficientes para que o corpo do doente se transformasse num terreno resistente e impróprio à germinação dessa semente daninha, o bacilo de Koch. “. Este título, profusamente ilustrado revela a monumentalidade desta infra estrutura, as praticas das diligências médicas, o seu corpo clinico , os processos clínicos assim como as restantes vivências e relatos que nos remetem para uma época feroz na luta contra a “ peste branca “.    

Ler mais

Autor

Rogério Palma-Rodrigues

Médico Ortopedista. Em 1994 adquiriu, em concurso de provas públicas, a categoria de Chefe de Serviço de Ortopedia do Hospital Central Ortopédico do Outão.

De 1995 a 2006 exerceu o cargo de Director de Serviço de Ortopedia. Em 1999-2000 fez o Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde no ISCTE. De 2007 a 2010 foi Director do Departamento do Aparelho Locomotor do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE. De 1988/2010 foi Coordenador da Unidade de Escolioses Jacques Resina do Centro Hospitalar.

Integrou, em vários mandatos, os órgãos dirigentes da Ordem dos Médicos.

Ler mais