Partilhar

O Super Camões - Biografia de Fernando Pessoa

João Pedro George

Em Stock



Desconto: 10%
26,91 € 29,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A primeira biografia de Fernando Pessoa escrita por um português em mais de setenta anos. Fernando Pessoa expôs-se heroicamente em tudo o que escreveu. Abriu o seu coração e mostrou mágoas e carências, angústias e frustrações, transitando entre o humor, o lirismo e o olhar racional, com finura e poder de observação. Apaixonou-se por algumas mulheres, sentiu a vertigem do sexo e interessou-se pelas perversões do erotismo e pelas manifestações do onanismo, da homossexualidade e da androginia. 

Contrariamente ao que se podia crer, não era apenas um escritor de gabinete, isolado na sua torre de marfim, um desses artistas que se recolhem na sombra, rudes, taciturnos e rabugentos. Era amável e prestável (incentivou amigos menos experimentados nas lides literárias, ajudando-os a crescer), agradável e educado, atrevido e tímido, inteligente e profundo, audaz e corajoso, atormentado e divertido (mais do que muitos supõem), autodestrutivo (regado a álcool e a tabaco) e de trato afável, com finura e poder de observação.

 Incapaz de se levar a sério e de falar demasiado de si próprio na presença dos amigos, andava sempre impecavelmente vestido, tinha plena confiança na sua criatividade, nas suas intuições e na sua genialidade. 

Apesar de ter morrido novo — com 47 anos —, escreveu e trabalhou incansavelmente, viveu muitas vidas ao mesmo tempo. Cidadão comprometido com a sua época, intelectual e homem de acção, não tinha medo de se lançar na vida prática e de conceber projetos empresariais (embora por vezes sentisse mais prazer em imaginá- los do que em concretizá-los). Foi consequente com a sua vida e demonstrou sempre interesse pelos problemas do seu tempo e pelo que acontecia no mundo, participando na vida cultural e política de Portugal, provocando polémicas e envolvendo-se em escândalos, revelando coragem e convicção nas opiniões pessoais. 

Esta é a primeira biografia de Fernando Pessoa escrita por um português em mais de setenta anos, desde Vida e Obra de Fernando Pessoa — História duma Geração, de João Gaspar Simões, publicada em 1950. Conciliando o rigor intelectual com a clareza de expressão, sem recorrer ao jargão dos estudos literários nem a uma linguagem supostamente especializada, O Super-Camões estabelece uma relação de simpatia com a vida de Fernando Pessoa e aproxima a sua obra de todos os leitores e leitoras. Um livro onde o prazer da escrita e o prazer da leitura encontram o seu denominador comum e ganham uma verdadeira cumplicidade.

Ler mais

Autor

João Pedro George

Nasceu em Moçambique em 13 de fevereiro de 1972. Doutorado em Sociologia, foi assistente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa durante quinze anos, é investigador associado no Instituto Português de Relações Internacionais (Universidade Nova de Lisboa) e está, atualmente, a concluir um pós-doutoramento em História com a tese Descolonização e Democratização em Portugal: O Caso dos Retornados. Foi crítico literário n'O Independente e na revista Os Meus Livros e tem colaborado em diferentes jornais e revistas, como Observador, Visão ou Sábado. Nesta última, assinou, durante mais de quatro anos, uma crónica semanal subordinada ao título genérico Coração, Cabeça e Estômago.

Além de tradutor, é autor de obras como O Meio Literário Português: Prémios Literários, Escritores e Acontecimentos (1960-1999) (Difel), Não é Fácil Dizer Bem. Críticas, Obsessões e Outras Ficções (Edições Tinta-da-China), Puta Que os Pariu! A Biografia de Luiz Pacheco (Edições Tinta-da-China), O Que é Um Escritor Maldito? Estudo de Sociologia da Literatura (Verbo), Mota Pinto. Biografia (Contraponto), Chatear o Camões. Inquérito à Vida Cultural (Maldoror) ou O Super-Camões. Biografia de Fernando Pessoa (Publicações Dom Quixote).

Colaborou com o semanário Independente e, mais recentemente, com a revista Sábado. Publicou, nas Edições 70, a coletânea de crónicas Viajar na Maionese.


Ler mais