Partilhar

O Tribunal das Almas

Fernando Paulouro Neves

Em Stock



Desconto: 10%
15,31 € 17,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Quando as fogueiras se acenderam naquele dia 29 de Setembro de 1747, a noite que descia sobre Lisboa não tinha estrelas no céu. Era o auto-de-fé em que Martinho Pessoa (1694-1747), parente remoto de Fernando Pessoa, ia ser queimado vivo no teatro divino do Santo Ofício.

O Tribunal das Almas, de Fernando Paulouro Neves, é a narrativa desse homem.

Através dela, regressamos a um tempo em que o terror e o medo, a prisão e a tortura, braços armados da Inquisição, faziam da vida o temor da denúncia de sangue infecto ou de heresia. A biografia de Martinho Pessoa, arrostando a condição de suspeito, traduz esse passado infamante de ausência de liberdade que contribuiu para a persistência do medo de existir na sociedade portuguesa.

Este O Tribunal das Almas é uma memória contra a Inquisição, uma história contra a tirania, em louvor da memória e da esperança.


Ler mais

Autor

Fernando Paulouro Neves

Jornalista e escritor, foi chefe de redacção e diretor do Jornal do Fundão, tendo presidido ao Teatro das Beiras e sendo autor do blogue Notícias do Bloqueio.

A Sociedade Ibero-Americana de Antropologia Aplicada distinguiu-o, na Universidade de Salamanca, com o título de sócio de honra. Em 2013, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro da cidade do Fundão. Foi distinguido com o Prémio Gazeta de Mérito do Clube dos Jornalistas e com o Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos.

Publicou, entre outros, A Guerra da Mina e os Mineiros da Panasqueira (com Daniel Reis), O Foral: Tantos Relatos/Tantas Perguntas, Os Fantasmas Não Fazem a Barba (com Zé d’Almeida), A Materna Casa da Poesia – Sobre Eugénio de Andrade, Crónica do País Relativo – Portugal, Minha Questão, Fellini na Praça Velha, Brasil em Mim, O Informador e Outros Contos e Catorze Histórias Incríveis ou o Fabuloso Imaginário das Lendas da Beira Baixa (com José Manuel Castanheira). Organizou a antologia António Paulouro: As Palavras e as Causas.

"


Ler mais