Partilhar

Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

António Sem é um ser humano que ao longo do tempo fui apreciando nas suas vertentes da poesia e da pintura. Na escrita, especialmente na poesia, é sensual e desperta a atenção do leitor convidando-o a viajar nas suas palavras. Mas ultimamente optou por ser cronista habituando-nos ao domingo a ganhar tempo e espaço lendo as suas belíssimas crónicas. António Sem busca inspiração para os seus textos nos acontecimentos recentes ou em situações do quotidiano e convida o leitor a olhar para o mundo como ele criando assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem.

As suas crónicas, que religiosamente leio aos domingos, apresentam uma linguagem simples, espontânea, situada entre a linguagem oral

e a literária. Isso contribui também para que o leitor se identifique com o cronista, que acaba tornando-se o porta-voz daquele que lê.

António Sem busca sempre relatar a realidade social, política ou cultural, avaliada pelo autor quase sempre com um tom de protesto ou

de argumentação. Encontro nas suas crónicas semelhanças entre elas como o carácter social crítico, o humor, a ironia, até mesmo com um

tom sarcástico. Não se deve confundir as suas crónicas com o conto ou fábula, que contam fatos inusitados e irreais. António Sem tira a

sua inspiração dos acontecimentos do dia-a-dia para escrever as suas crónicas assim como o repórter usa os factos para contar histórias.

António Sem, um amigo, um escritor, um artista, um nome que me encanta pela grandeza da sua obra e pela essência da sua alma.

Maria Palmira Dias Alves, 2024

Ler mais

Autor

António Sem

António Sem é Académico de Mérito da Academia de Artes e Letras de Pontzen, Nápoles, e Membro Honorário da Fundación Abelló de Barcelona. Desenvolveu actividade profissional no campo da literatura, publicidade, decoração, teatro, pintura e jornalismo. Em 1985, funda e é eleito primeiro presidente da ARTLE - Sociedade Portuguesa de Artes e Letras. Tem até ao momento 6 livros de poesia publicados e três de prosa além de estar representado em inúmeras Antologias Poéticas. Agora dá à estampa um novo livro, desta vez de teatro, intitulado “Na Margem Esquerda”.

Em termos dramatúrgicos António Sem participou em peças de teatro infantil, tirou o curso de actor na Comuna e fez parte do elenco de actores na peça “A Sombra da Ravina” de John Millington Syng. Obteve diversos prémios nacionais e internacionais com destaque para a “Grande Medalha de Ouro com Louro Poético e Artístico Pergaminho” no Concurso Mundial de Artes e Letras da Academia Internacional de Pontzen em Nápoles/Itália.

Em 1988 foi condecorado pelo Governo Checo com a medalha comemorativa dos 150 anos (1824/1974) do Compositor e pianista Checo Bedrich Smetana.

Obteve diversos prémios nacionais e internacionais com destaque para a “Grande Medalha de Ouro com Louro Poético e Artístico Pergaminho” no Concurso Mundial de Artes e Letras da Academia Internacional de Pontzen em Nápoles/Itália.

Exerce também a actividade de artista plástico tendo até ao momento 40 exposições individuais e 243 colectivas no país e no estrangeiro, além de estar representado em inúmeros museus, autarquias e instituições.

Ler mais