Partilhar

Obrigada pelo Lume

Mario Benedetti

Em Stock



Desconto: 10%
14,94 € 16,59 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

«Um autor com uma visão límpida e cristalina, que nos confronta sempre com novas questões sobre o sentido da vida e da morte.»
El Mundo

«Obrigada pelo lume é um romance dramático e intenso, uma abordagem franca e contundente à dimensão social e psicológica do homem no confronto com a sua falibilidade numa sociedade em crise de valores. Brilhante.»
Revista Os meus livros

Ramón Budiño viveu toda a sua vida à sombra do pai, Edmundo Budiño, político proeminente do regime, homem autoritário e desonesto, que representa tudo aquilo que ele despreza e de que, no entanto, não tem coragem de se libertar. A sua vida é uma quotidiana luta que trava consigo próprio e que o leva a questionar-se sobre tudo o que o rodeia. Para sair do impasse em que se encontra e para restituir ao seu filho, Gustavo, os sonhos e a esperança, Ramón toma uma decisão radical: «eliminar o velho». Contudo, Ramón hesita, e as suas dúvidas conduzem-no a um final inesperado. Um dos romances mais marcantes da literatura sul-americana, Obrigada pelo lume é simultaneamente o retrato crítico e desapiedado de uma sociedade imóvel e corrupta, a braços com a difícil tarefa de conciliar um passado autoritário com um presente democrático, e o da inextricável teia diária de frustrações e esperanças de que é composta a vida.

Ler mais

Autor

Mario Benedetti

Mario Benedetti (1920-2009), escritor uruguaio, é um dos principais autores da literatura sul-americana do século xx, detentor de uma extensa obra composta por mais de meia centena de títulos de poesia, romance, ensaio e textos teatrais. Intelectual participante activo nos problemas do seu país, colaborou e exerceu vários cargos no jornalismo literário. É nomeado, em 1971, director do Departamento de Literatura da Universidade de Montevideu, porém, o golpe militar de 1973 e as suas convicções políticas numa América Latina em plena convulsão obrigaram-no a sucessivos exílios: primeiro na Argentina, posteriormente no Peru, onde foi detido e deportado, sucessivamente para Cuba, finalmente para Espanha. A publicação, em 1960, do romance A Trégua granjeou-lhe enorme sucesso: o livro totaliza mais de cem edições e é traduzido em vinte línguas, com adaptações ao teatro, à rádio e ao cinema. De Mario Benedetti, destacam-se, igualmente, de 1965, o romance Obrigada pelo Lume e, de 1992, A Borra do Café.

Ler mais