Partilhar

Desconto: 10%
11,69 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Trata-se do décimo livro do autor, que em 2021 venceu a edição inaugural do Prémio Literário Natália Correia com o original “Ascensor de Sombras”. Neste novo volume, José Pedro Leite apresenta-nos um conjunto de poemas quase inteiramente povoados por referências marítimas.

Organizado em três partes, este livro reveste-se de uma escrita em constante diálogo com a memória e o oceano.

Num primeiro andamento, esgrime-se a temática do amor e da distância; de seguida, ocorre uma reflexão sobre as vicissitudes do tempo, com tudo quanto este, irrevogável, nos oferece e nos sonega; e, finalmente, um último naipe de poemas culmina o livro, refletindo sobre o objeto-- poema em si mesmo: o som da palavra que perdura, as várias facetas que o dizer encerra e, enfim, o tempo próprio do poema. 

Ler mais

Autor

José Pedro Leite

José Pedro Leite, natural do Porto, é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Publicou nove livros de poesia: “Outros litorais” (2008); “As mãos e o lume” (2009), vencedor do Prémio Políbio Gomes dos Santos; “Respiração vertical” (2011), menção honrosa no Prémio Irene Lisboa, em 2013; “O conhecimento dos vulcões” (2015); “A invenção do verão” (2019); “A construção dos lábios” (2020); “Escarpas” (2021); e “Ascensor de Sombras” (2021), galardoado com o prémio literário Natália Correia.

Ler mais