Partilhar

Oráculo Portátil e Arte da Prudência

Baltasar Gracián

Em Stock



Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«O Oráculo Portátil e Arte da Prudência é o anacronismo sem erro, o exercício de futurologia sem mandamentos que o guie. O próprio título é perverso, pois desafia costumes que a prudência aconselha. As palavras surgem em contratempo, inclusive com o Barroco, que então perdia o brilho, e a audiência que procura não são os perdidos que necessitam de uma luz, mas o homem comum. O próprio oráculo que dá as respostas não é nenhuma divindade, nem um sobredotado, mas um homem de carne e osso, com dúvidas.

A exasperação que Gracián manifesta para com os ignorantes não descura a compreensão que tem pelas injustiças do mundo e a universalidade das maleitas que podem afectar individual e colectivamente os indivíduos. No livro, é feita uma exposição das dúvidas que a nossa relação com a sociedade levanta, bem como uma explanação da natureza humana, com que, mesmo perdoados os séculos, nos sentimos próximos.»

Miguel Meruje

Ler mais

Autor

Baltasar Gracián

Baltasar Gracián (1601-1658) foi um filósofo, escritor e sacerdote jesuíta, reconhecido como um dos mais importantes autores do período barroco em Espanha. Nascido em Belmonte de Gracián – localidade espanhola que, em 1985, adotou o nome do seu filho pródigo –, deixou-nos extensa obra, entre tratados filosóficos, romances e peças de teatro, sendo considerado por muitos como precursor do existencialismo e do pós-modernismo. Influenciou vários nomes incontornáveis da filosofia, entre os quais Arthur Schopenhauer – autor de Como ganhar uma discussão (mesmo sem ter razão), publicado pela Ideias de Ler –, que traduziu para alemão a obra mais famosa de Gracián, A Arte da Sabedoria do Mundo, granjeando-lhe projeção internacional. Já no século XX, o trabalho de Gracián voltou a ser reconhecido, tendo mesmo alcançado o estatuto de bestseller do The Washington Post, mantendo-se no top durante 18 semanas. Em pleno século XXI, Gracián tem vindo a ganhar nova vida e novos seguidores, que admiram e tiram partido das suas ideias e da sua filosofia intemporal.

Ler mais