Partilhar

Origens da Guarda Nacional Republicana

António Ventura, Nuno Andrade, João Vieira Borges

Em Stock



Desconto: 10%
12,51 € 13,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta obra “Origens da Guarda Nacional Republicana”, mais do que uma narração da história da Guarda, dignifica a guarda da história, alicerçada num harmonioso respeito factual de acontecimentos passados e das memórias daqueles que nos antecederam…

Não recuando aos primórdios da história, nem à Idade Média ou Moderna, onde pontificaram sobretudo os Quadrilheiros (desde 1383) e muitos outros corpos militares e policiais, existe um amplo consenso entre a historiografia nacional acerca do pioneirismo da Guarda Real da Polícia como primeiro corpo policial nacional aquartelado, uniformizado, armado e assalariado em Portugal.

Nesta senda, a Guarda Real da Polícia de Lisboa, criada a 10 de dezembro de 1801, é considerada o primeiro corpo policial profissional em Portugal e como tal, está na origem da GNR…

Estou convicto que esta obra, “Origens da Guarda Nacional Republicana”, contribui para o aprofundamento da história da nossa Instituição, mas também das demais policias nacionais, especialmente as de estatuto militar, como é o caso da GNR, que foi, e continuará a ser, um dos pilares da República e da segurança dos portugueses, que, diariamente, muito Nos honra servir.

Ler mais

Autor(es)

António Ventura

António Ventura, Professor Catedrático Emárito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Diretor do Departamento de História, do Centro de História da Universidade de Lisboa e da Área de História das Faculdade de Letras de Lisboa. É autor de uma vasta bibliografia sobre História Contemporânea, com mais de três centenas de trabalhos publicados. Tem colaboração em diversas publicações periódicas nacionais e estrangeiras.

Ler mais

Nuno Andrade

Ler mais

João Vieira Borges

É Major-General do Exército e desempenha as funções de Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar e de coordenador do observatório de Segurança e Defesa da SEDES. É doutorado em Ciências Sociais pela Universidade dos Açores, mestre em Estratégia pelo ISCSP e mestre e licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar. Serviu como Comandante da Academia Militar (2016/20) e como presidente (e fundador) da Cátedra Bernardo Sá Nogueira, depois de ter sido 2.º comandante, diretor de ensino, chefe de departamento, vicepresidente (e fundador) do CINAMIL e professor. Foi comandante de unidades de escalão Pelotão, Companhia, Batalhão e Regimento (RAAA1, 2006/08), oficial de Estado-Maior no Estado-Maior do Exército, delegado da Artilharia Antiaérea na NATO, presidente do conselho da Arma de Artilharia, diretor da Revista de Artilharia e assessor de estudos e editor no Instituto da Defesa Nacional. Foi agraciado com vária

Ler mais