Partilhar

Desconto: 10%
15,44 € 17,16 €

Detalhes do Produto

Sinopse

À semelhança dos anteriores volumes de No Devagar Depressa dos Tempos, também neste Diário - que abarca os anos de 1970 a 1993 - Marcello Duarte Mathias revela as mesmas qualidades de observação e análise ricas de espontaneidade e reflexão, a elegância do estilo e a contundência da ironia.

Por entre leituras, livros e autores reconhece-se o mesmo olhar, fruto da mesmíssima liberdade de espírito. Mediadora entre o autor e o tempo à sua volta, a política ocupa neste volume um lugar de destaque. Assim, a situação portuguesa antes e após o 25 de Abril, vista e vivida do estrangeiro, a posterior adesão às Comunidades Europeias, os movimentos de libertação na Europa de Leste na década de Oitenta.

Em paralelo, uma notável galeria de retratos tanto de amigos e familiares como de algumas figuras históricas. E, em pano de fundo, os seus temas de sempre: a presença da família, a admiração pela Inglaterra, a paixão por Paris e o amor a Portugal, exigência feita de sarcasmo, ternura e desencanto.

Ler mais

Autor

Marcello Duarte Mathias

Nascido em Lisboa, em 1938, Marcello Duarte Mathias, diplomata de carreira de 1970 a 2003, é autor de obras de índole diversa entre ficção, crónica e ensaio, com destaque para a diarística sob a designação genérica de No Devagar Depressa dos Tempos.

Entre outros, foi distinguido com o Prémio de Ensaio da Academia das Ciências de Lisboa, 1979, o Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus (ex-aequo), 2001. e o Grande Prémio da Literatura Biográfica 2014-2015, pela Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Castelo Branco.

Casado com Anne-Marie Vaultier, vive na Abuxarda, Cascais. Têm dois filhos, Nuno e Marcelo, ambos diplomatas.

Ler mais