Partilhar

Os Filhos de Roma e a Invasão da Lusitânia pelos Bárbaros

Luís Eduardo Saraiva

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Apesar do céu estar limpo, o tempo estava fresco. Soprava uma pequena brisa que aliviava o esforço das montadas para vencer aquela interminável subida, que se prolongava desde o vale do rio Vacua até à povoação de Vaucella. Na mansio de Vaucella, onde pararam com as montadas quase esgotadas, Aquila já os esperava. Foram informados de que os assaltantes eram vigiados à distância por batedores enviados no seu encalço, com a recomendação de se manterem sempre fora das vistas. De acordo com as informações dos habitantes de Monacharia, os malfeitores seriam Alanos que pertenciam a um bando que tinha má fama na Tarraconense, onde já tinham feito muitas razias e matado muita gente. O grupo, porém, ainda não tinha sido visto na Lusitânia.».

***

«Os escaleres fizeram várias viagens para transportar o pessoal e carga para os navios. Caio despediu-se de Manius com emoção. Pediu ao seu fiel escudeiro que cuidasse da sua família e declarou a sua grande estima por aquele amigo que o tinha acompanhado ao longo de tantos anos. Manius também se emocionou e garantiu que tudo faria para honrar o seu senhor e amigo. Durante algum tempo, Caio ficou a vê-lo partir, antes de subir para o escaler. Era a última amarra de toda uma vida que agora se soltava também. Entrou na pequena embarcação que o levaria para a sua nave, que ia observando enquanto se aproximavam. Esta era a maior aventura da sua vida, pois partia para o desconhecido absoluto.»

Ler mais

Autor

Luís Eduardo Saraiva

Luís Eduardo Saraiva é professor universitário e militar na situação de reforma, tendo publicado ou coordenado várias publicações, tanto livros como artigos, de índole técnico-científica, sobretudo sobre Relações internacionais e Segurança. Esta primeira incursão na aventura do romance liga-se a uma grande curiosidade sobre História, catalisada pelo estímulo que lhes deu, já há algumas dezenas de anos, uma professora de Língua Portuguesa quando lhe disse que, se lesse muito, um dia poderia escrever bem. Senhora professora, por ter acreditado em mim, aqui vai uma tentativa.

Ler mais