Partilhar

Os Intelectuais e a Organização da Cultura

Antropos

Antonio Gramsci

Em Stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Em Os Intelectuais e a Organização da Cultura, Gramsci investiga a contradição entre a infraestrutura produtiva e as superestruturas sociais.

Conclui que os intelectuais não formam um grupo autónomo e independente, antes são determinados por grupos e classes sociais em conflito.

Os intelectuais, consciente ou inconscientemente, desempenham a função social que se desenvolve num contexto histórico concreto.


Ler mais

Amostra

Autor

Antonio Gramsci

Antonio Gramsci nasceu em 1891, numa família reduzida à miséria pela desgraça financeiro-burocrática do pai, funcionário público.

Foi socialista desde a juventude universitária, em Turim, e fundador, em 1921, do Partido Comunista Italiano, que resultou de uma cisão estrondosa no Partido Socialista, da qual foi um dos arquitectos e chefes de fila. Morreu em 1937, sem chegar a assistir à derrocada do Fascismo que profetizara com alguma precipitação. Estava internado num dos hospitais para onde foi sendo transferido das cadeias onde estivera internado desde a sua detenção em 1926, quando estava no auge a sua preponderância no PCI, consagrada no Congresso clandestino do Partido em Lyon.

Ler mais