Partilhar

Os Livreiros de Lisboa nos Séculos XVI e XVII - Estratégias Económicas, Sociaise Familiares

Jorge Manuel Rios da Fonseca

Em Stock



Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O tema principal deste livro é a atividade editoriale a venda de livros em Lisboa na segunda metadedo século XVI e na primeira metade do séculoXVII, assim como as redes económicas, nacionais e internacionais,em que os livreiros da cidade se integraram.O mesmo aborda também as organizações profissionaise as estratégias sociais e familiares seguidas por esteshomens de negócios para a continuidade das suas firmase para a sua ascensão na sociedade.

A invenção da imprensa de caracteres móveis na Alemanha de Quatrocentos e a sua rápida expansão por todo o continente e pelos domínios e países de influência europeia em todo o mundo, permitiram que o património literário, filosófico, artístico e científico à época existente fosse posto ao alcance de um número muitíssimo maior de indivíduos, parte dos quais passou a refletir sobre ele e a questioná-lo, dando origem a novas conquistas da ciência, originais criações artísticas e mais ousadas formas de pensamento. Em tal processo foi crucial o papel dos profissionais da difusão de obras impressas, dos que as custearam, assim como dos que intervieram nas várias fases da sua produção material, os quais constituíram, a partir daí e ao longo de séculos, um pilar fundamental na estruturação de uma sociedade do conhecimento, base da civilização dos nossos dias.

Ler mais

Autor

Jorge Manuel Rios da Fonseca

Jorge Manuel Rios da Fonseca é licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutor em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigador integrado do CHAM, da mesma universidade. Autor de doze livros – entre os quais Escravos e senhores na Lisboa quinhentista e Religião e liberdade. Os Negros nas irmandades e confrarias portuguesas – e de uma centena de artigos e capítulos de livros de História Medieval e Moderna, nomeadamente sobre os temas dos Escravos e Negros em Portugal, da História de Lisboa e do Alentejo, da Reforma Manuelina dos Forais e do Associativismo e Assistência. Coordenador de vários livros e de números de revistas. Participante em congressos e colóquios, em alguns como organizador.

Ler mais