Partilhar

Os Teimosos do Mar - No Crepúsculo do Império

João Coimbra

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
21,60 € 24,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Os Teimosos do Mar - No Crepúsculo do Império" é o testemunho de um biólogo marinho, universitário, nascido nos anos 40 e criado nos largos espaços africanos, sobre as transições ocorridas nas três décadas que precederam o fim da era colonial, a forma como foram moldando a sua personalidade e consolidando a sua paixão pelas coisas do Mar, como influenciaram a sua formação académica em Portugal e em França, o seu regresso a África três anos antes do fim do Império, e a sua posterior integração na vida da Metrópole, para onde regressou e onde retomou os seus sonhos de criança sobre a descoberta dos mistérios da vida no Oceano, mas vivendo agora num país pobre, exaurido pela guerra e pela emigração, em esforçada transformação rumo à Europa.

Este percurso, feito «De Braço Dado» com « Teimosos» da área da saúde pública e de outras áreas, não foi isento de dificuldades, teve avanços e recuos, que puseram à prova a tenacidade de uma geração de jovens portugueses, alguns deles regressados das antigas colónias ou do estrangeiro, e também de alguns estrangeiros, que garantiram o sucesso de um novo «regresso de Portugal ao mar», muito diferente hoje do que no passado, e que o autor deixa antever, na sua narrativa, já neste primeiro volume da trilogia os teimosos do mar.



Ler mais

Autor

João Coimbra

É Professor Emérito da Universidade do Porto. Nasceu em Luanda em 22-12-1943, tendo vivido a sua juventude em Lourenço Marques, atual Maputo. Licenciado em Biologia pela Universidade de Coimbra (1968) e doutorado em Ciências (1972) pela Universidade de Nice (França) com o trabalho experimental efetuado no Comissariado da Energia Atómica francês. Lecionou inicialmente (1972-1975) na Universidade de Luanda. Regressado a Portugal, e ao Porto, onde tinha feito parte da licenciatura e estagiado no Centro de Estudos de Bioquímica da Faculdade de Farmácia, ingressou no ICBAS (UPorto), onde foi Professor Catedrático de Fisiologia (desde 1995).

Ler mais