Partilhar

PAIS VAZIOS - Corrupções da Paternidade na Literatura Portuguesa

Philip Rothwell

Em Stock



Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

O Pais Vazios analisa a peculiar e recorrente mobilização da figura paterna em textos literários portugueses desde o início do século XIX até ao presente. Neste volume, Phillip Rothwell defende a existência de uma tendência especificamente portuguesa para o que denomina a «paternidade vazia» – uma corrupção da função paterna lacaniana que desde o século XV tem continuamente aflorado na cultura portuguesa.

Salientando os padrões de receção de figuras históricas como o Infante D. Henrique, D. Sebastião, Sidónio Pais e Salazar, Rothwell oferece um conjunto de inovadoras leituras de textos de Eça de Queirós, Almeida Garrett, Helder Macedo, António Lobo Antunes, José Régio, Gomes de Amorim, José Cardoso Pires e António Ferro. Rothwell revela como a contradição de uma paternidade assexuada que opera no âmbito nacional não é mais do que a faceta de uma função paterna desenfreada cujas demais deturpações implicam, em certas ocasiões, uma proibição excessiva e, noutras, a igualmente opressiva obrigação de fruir.

A COLEÇÃO

É uma parceria entre as Edições Afrontamento e o projeto de investigação «Memoirs: Filhos de Império e Pós-memórias europeias», do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento do Conselho Europeu de Investigação (ERC, Consolidator Grant 648624) no âmbito do Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

Ler mais

Autor

Philip Rothwell

Professor catedrático de Estudos Portugueses – King John II Professor of Portuguese – na Universidade de Oxford, membro do Saint Peter’s College e diretor do European Humanities Research Centre da mesma universidade. É doutorado pela Universidade de Cambridge, onde foi membro do Trinity College. Foi também professor na Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos. Para além de vários artigos publicados em revistas da especialidade e em colectâneas de ensaios, é autor de A Canon of Empty Fathers: Paternity in Portuguese Narrative (Bucknell University Press). É organizador do número 10 da revista Portuguese Literary & Cultural Studies, dedicada a Moçambique, “Reevaluating Mozambique”, e do número 15 da mesma revista, dedicada a Angola, “Remembering Angola”. É coorganizador do número 84 da revista Bulletin of Hispanic Studies (com Cláudia Pazos Alonso) dedicada à obra de Mia Couto e organizou, com Hilary Owen, o livro de ensaios Sexual/Textual Empires: Gender and Marginality in Lusophone Africa (Bristol: Lusophone Studies).

Ler mais