Partilhar

Desconto: 10%
9,99 € 11,10 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"No mundo de Kafka, um mundo em que uma grande diversidade de figuras — humanas, híbridas, animais, sobre-humanas, míticas — se movem no espaço deixado vazio por todas as instâncias de recurso ou de validação universal da acção individual, um vazio que se espelha na própria linguagem — pobre, da omissão, do gesto e do silêncio —, ninguém pensa que pode dar um passo no sentido da verdade, porque ele seria um passo de um inferno para outro. Nesse mundo em que, afinal, ninguém está só, o de uma obra que, como escreveu Barthes, 'se ajusta a toda gente, mas não serve a ninguém' , joga-se um jogo que ninguém pode ganhar. […] A maior parte dos comentadores de Kafka vê as personagens desta grande comédia na situação da espera sem esperança, livres no meio desse palco, e por isso perdidas. Gostaria de poder acreditar que Kafka está a contrariar todos os seus intérpretes futuros, quando escreve num fragmento: 'Nada disso — atravessando as palavras há restos de luz.'"

João Barrento no Prefácio a Parábolas e Fragmentos

Ler mais

Autor

Franz Kafka

Nascido em 3 de Julho de 1883, em Praga, Franz Kafka cresceu no seio de uma família do antigo Império Austro-Húngaro, mas a sua língua materna era o alemão e foi nela que sempre escreveu. Os Kafkas eram judeus, facto que o terá marcado e à sua obra, assim como a difícil relação que teve com o pai. Entre os amigos de Kafka, contava-se Max Brod, escritor, compositor e jornalista, que publicou a maior parte da obra do autor após a sua morte.

Kafka morreu em 1924 de tuberculose, aos 40 anos, num sanatório perto de Viena, mas o seu nome havia de se tornar um dos mais importantes da literatura mundial, como prova a vitalidade e o número de leitores de títulos como A Metamorfose, um dos clássicos mais traduzidos nos séculos XX e XXI.

Ler mais