Partilhar

Para que Serve a Filosofia? Um manifesto

Mary Midgley

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
15,93 € 17,70 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Porque devemos interessar-nos por filosofia? Será a filosofia um estudo pormenorizado como a metalurgia? Ou será parecida com a história, a literatura ou a religião: um saber que visa o bem pessoal e exerce influência na nossa vida?

Mary Midgley, uma das mais importantes filósofas do século XX, procura uma resposta para estas questões importantes naquela que é a exposição mais completa das múltiplas formas assumidas pelas ansiedades e confusões intelectuais presentes e da maneira como podemos lidar com elas. Dela resulta uma defesa firme, mas não sectária, da filosofia e da vida da mente.
Esta defesa é posicionada sabiamente no contexto dos debates contemporâneos sobre ciência, religião e filosofia. Confrontados com a vertiginosa evolução científica e tecnológica, podemos interrogar-nos se continuamos a precisar da filosofia para nos ajudar a refletir nas grandes questões do significado, conhecimento e valor? A resposta é: a filosofia continua a ser absolutamente necessária.

«Uma investida brilhante, lúcida e espirituosa contra aquilo que Mary Midgley identifica corretamente como o “credo redutor, cienticista, mecanicista e fantasista que continua a distorcer constantemente a imagem do mundo da nossa era”. É uma resposta convincente à pergunta: para que serve a filosofia?»
Raymond Tallis, autor de Logos: The Mystery of the Sense-Making Animal

Ler mais

Autor

Mary Midgley

Mary Midgley (1919-2018) foi professora de Filosofia na Universidade de Newcastle entre 1962 e 1980. Figura cimeira da filosofia da moral do século XX, escreveu longamente sobre a natureza humana, a ciência, a ética, os animais e o ambiente. Entre as suas obras contam-se Beast and ManHeart and MindAnimals and Why They MatterAre You an Illusion? e Wickedness.

Ler mais