Detalhes do Produto
- Editora: Imprensa da Universidade de Lisboa
- Categorias:
- Ano: 2022
- ISBN: 9789898928405
- Número de páginas: 296
- Capa: Brochada
Sinopse
Para uma Arquitectura, publicado em 1923, é um dos livros mais influentes sobre arquitectura do século XX. Nele, Le Corbusier estabelece uma relação entre as formas da arquitectura industrial e as formas da arquitectura moderna, na base da qual se encontra a ideia de que a forma não deve estar separada da sua função.
«Quando um problema é colocado, na nossa época, ele encontra fatalmente a sua solução. O problema da habitação não foi colocado.» Para o colocar, Le Corbusier analisa o funcionamento do paquete e do automóvel, e põe-se no estado de espírito do inventor de aviões: «Temos de aprender a não ver num avião um pássaro ou uma libélula, mas sim uma máquina de voar; a lição do avião está na lógica que presidiu ao enunciado do problema e que conduziu ao triunfo da sua realização.» Considerada uma máquina para habitar, a casa «já não será essa coisa espessa e que pretende desafiar os séculos e que é o objecto opulento pelo qual se manifesta a riqueza; ela será um instrumento tal como o automóvel se tornou um instrumento».
Publica-se pela primeira vez no nosso país este texto fundamental da arquitectura moderna, numa edição que inclui o Prefácio do autor de 1958, o texto «Temperatura», por ocasião da terceira edição da obra, de 1928, a Introdução à segunda edição, de 1924, e uma carta de Le Corbusier a Charles L’Eplattenier.
Ler mais