Partilhar

Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma antologia única de poemas eróticos sobre frades, freiras e padres, escritos por mais de cinquenta autores portugueses clássicos, da Idade Média ao início do século XX.

São poemas de amor e de explícito desejo sexual de frades e padres pelas freiras, e delas por eles, mas também de amor e de explícito desejo sexual que homens leigos nutriram pelas religiosas. Da autoria de poetas portugueses, uns são narrados na primeira pessoa, por protagonistas reais ou imaginários; outros na terceira pessoa, evocando amores e desejos alheios. Alguns poetas apoiam os que se envolvem ou desejam a sexualidade freirática, outros fazem dessa sexualidade uma fantasia literária, e outros, ainda, convertem-na em sátira.

No final da antologia, o leitor encontra um conjunto de poemas inéditos do século XVIII, cujos manuscritos estão no arquivo nacional da Torre do Tombo: são da autoria de um frade, Frei João de Deus, e foram endereçados a diversas freiras. Têm agora, pela primeira vez, publicação em Portugal.

Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres, nos Clássicos da Literatura Portuguesa oferece aos leitores uma faceta pouco conhecida da nossa literatura: um testemunho histórico de uma realidade que sempre existiu ao longo dos séculos, de uma forma disfarçada ou tolerada. Uma preciosidade para a história do erotismo em Portugal.


Ler mais

Autor

Victor Correia

Victor Correia frequentou a Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma - formação em Filosofia. Frequentou também o curso de piano, durante alguns anos, na Escola de Música de São Teotónio, em Coimbra. Concluiu a licenciatura em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Formação Educacional, na mesma Faculdade, e tem o Mestrado em Estética e Filosofia da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade de Letras (certificações obtidas antes do Processo de Bolonha). É doutorado em Filosofia Política e Jurídica, na Universidade da Sorbonne, em Paris, onde foi orientado pelo filósofo francês Yves Charles Zarka. É pós-doutorado em Ética e Filosofia Política, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem exercido funções de docência na sua área de formação, e tem organizado e apresentado comunicações em várias conferências. É membro de algumas associações científicas e culturais. Tem publicado artigos em jornais e revistas nacionais e internacionais. É também autor de mais de vinte livros, publicados em diversas editoras.

Ler mais