Detalhes do Produto
- Editora: Tinta da China
- Categorias:
- Ano: 2017
- ISBN: 9789896713874
Sinopse
Poemas Quotidianos, o livro do poeta e cineasta António Reis esgotado há décadas, é o novo volume da colecção de poesia de Pedro Mexia.
«O Portugal dos anos 50 e da transição para a década seguinte é um país em que amplos sectores da população vivem no limiar da pobreza ou numa apertada mediania. É essa a realidade que, em larga medida, se espelha nos poemas elípticos de António Reis, alheios à ênfase retórica e ao tom protestário da lírica de alguns dos seus contemporâneos, e que, antes, atentam nos pequenos nadas do quotidiano, na banalidade de um dia-a-dia de limitados horizontes. Os textos falam de gente que passaja, vira, ou tinge a roupa, ou a deixa, depois de lavar, a enxugar de noite, para a vestir de novo de manhã quando vai para o trabalho.
Tudo isto numa linguagem simples, de "poucas palavras", como um cineasta seu amigo, um dia, dele disse, uma simplicidade construída, acrescente-se, e em que se conta com a cooperação do leitor para completar ou preencher o que apenas é entremostrado ou sugerido.» - Fernando J.B. Martinho
Ler mais