Partilhar

Desconto: 10%
18,82 € 20,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Todos os poemas, todas as palavras – uma obra poética decisiva na nossa língua.

A poesia de João Luís Barreto Guimarães oscila, sempre, entre a contemplação da História, a ironia sobre as coisas comuns e quotidianas, a transformação dos sentimentos em meditação sobre a passagem do tempo, a construção de um universo próprio com as suas personagens, obsessões e descobertas.

Há nos seus versos uma atenção meticulosa voltada para os objetos quotidianos e que, a cada livro, foi dando lugar a uma geografia e uma enumeração afetuosa de lugares, memórias e personagens. Fala da casa, das viagens, das leituras, das histórias do mundo, da afirmação da vida. Está marcada pela ironia mas também pela gravidade e pela melancolia, pelo pormenor e pelo retrato de conjunto, pela leitura da solidão mas também do amor, da amizade, das coisas de todos os dias.

Como se todos nós tivéssemos direito à poesia como ao pão de cada dia.

«Por muito que J.L.B.G., médico de profissão, afirme que a poesia é uma “doença” que não se deseja a ninguém, a verdade é que ele só sabe escrever “de dentro da vida” e faz sempre da vida (e da escrita) uma celebração.»

Expresso

«A obra de Guimarães é também uma das provas de que a poesia portuguesa continua viva e vital, e que não se reduz à belíssima hidra de cem cabeças, já tornada icónica, que é Pessoa.»

Marko Pogacar, posfácio à edição croata de O Tempo Avança por Sílabas, Zagrebe, 2019

«O seu estilo suave, mas disciplinado, além da concentração no quotidiano, contribuem para o sucesso com que nos transmite o amor e a mágoa.»

The Times Literary Supplement

«O seu nome é absolutamente central no quadro da evolução da linguagem poética portuguesa.»

Jornal de Letras

Ler mais

Autor

João Luís Barreto Guimarães

João Luís Barreto Guimarães nasceu no Porto em junho de 1967. Além de poeta e tradutor é médico, e publicou o seu primeiro livro em 1989. Claridade (2024) é o seu nono título na Quetzal, após a publicação da Poesia Reunida em 2011; Você está Aqui (2013); Mediterrâneo (2016, Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa e Willow Run Poetry Book Award, EUA); Nómada (2018, Prémio Livro de Poesia do Ano Bertrand e Prémio Literário Armando da Silva Carvalho); a antologia O Tempo Avança por Sílabas (2019, publicada na Croácia, Macedónia e Brasil); Movimento (2020, Grande Prémio de Literatura DST); Aberto Todos os Dias (2023) e Poesia Reunida (2023). A sua obra está publicada em Espanha, França, Chéquia, Itália, Polónia, Egito, Grécia, Sérvia, Finlândia, Croácia, Macedónia, Brasil e EUA. Recebeu o Prémio Pessoa em 2022.

Ler mais