Detalhes do Produto
- Editora: Afrontamento
- Categorias:
- Ano: 2023
- ISBN: 9789723619959
- Número de páginas: 376
- Capa: Cartonada
Sinopse
«Muito Nobre, Leal e sempre Invicta Cidade do Porto»
«Para perceber a cidade é preciso ter em conta estas duas coisas:
um produto muito refinado – é a cidade das pratas e da ourivesaria, do Barroco e do Liberalismo – e, ao mesmo tempo,uma espécie de grosseria...é uma mistura espantosa»
- Paulo Rocha (realizador de cinema)
«Uma cidade é (eu é que sei!) mais do que ruas, casas, pessoas.
É uma roupa interior que nos veste por dentro, uma pele imemorial, um corpo à desmesurada medida do nosso corpo»
- Manuel António Pina (Jornalista, Poeta, Escritor)
AS 64 LOJAS SELECIONADAS PARA O LIVRO correspondem, assim, a critérios previamente traçados em áreas tão diversas como vestuário, restauração, artigos religiosos, barbearia, linhos, chocolates, solas e cabedais, confeitaria, ferragens, ourivesaria, salões de chá, cafés, farmácia, livros antigos, papelaria ou tipografia. As histórias destas lojas são, também, fios de uma história viva da cidade e dos portuenses. Uma loja com história deve ter histórias para contar, testemunhada como herança de usos e costumes, e deve deixar um testemunho do comércio do seu tempo.
Assim, tomei em conta a longevidade reconhecida ou a antiguidade da loja (mais de 50 anos em actividade); a notoriedade e significado histórico do estabelecimento no quadro do património, Arquitectura, das artes e da cultura material e imaterial da cidade; o seu contributo para a história local no enriquecimento do tecido social,económico e cultural locais; a dimensão identitária, forjada nomeadamente na existência e comercialização de produtos ligados a um saber fazer artesanal, quando não em vias de extinção, assim como a eventual existência de oficinas integradas, destinadas a manufaturar produtos.
Tomou-se ainda em conta o facto de esses estabelecimentos serem únicos no quadro das atividades prosseguidas, ou de serem os últimos do seu ramo de negócio ou atividade.
Ler mais