Partilhar

Desconto: 10%
9,54 € 10,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma reunião de textos que pretende ser uma amostra do que fomos e do que somos. São laivos dessa cultura de respeito, que nos está no sangue, herança dos avós cristãos, árabes e judeus, da mistura. O Portugal de hoje, vencidos os extremismos de séculos passados, não será muito diferente do Gharb al-Andalus de ontem. Mas há um caminho a percorrer na Europa e no mundo, para a tolerância e para o respeito, que se espera possamos inspirar. Este é um desafio de todos nós.

No século XXI, século do movimento dos Povos, a tolerância impõe que assumamos que as migrações e o fenómeno migratório devem influenciar as políticas públicas no sentido da solidificação de verdadeiras políticas de integração, assentes em princípios e valores humanitários. O fenómeno migratório deve ser entendido como uma oportunidade e não como um problema, nas sociedades contemporâneas.

Ler mais

Autor(es)

Paulo Mendes Pinto

Especialista em História das Religiões, trabalha sobretudo sobre Mitologia Antiga e Estudos Judaicos. Dirige a área de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona desde 2006 (onde dirigiu o Mestrado, 2007-2011, e a Licenciatura em Ciência das Religiões, 2007-2017).

Civicamente, o seu trabalho desenvolve-se ainda no campo do diálogo entre e com as religiões, nas identidades religiosas contemporâneas e no desenvolvimento de uma cultura isenta e de respeito pelas religiões, com especial enfoque para o trabalho com o ambiente escolar (dirige o projeto REC-XXI - Religiões, Educação e Cidadania).

Foi Embaixador do Parlamento Mundial das Religiões (2015-18) e fundador da European Academy for Religions (2017).

É assessor da administração da Un. Lusófona e Diretor-Geral do Secretariado Executivo do Conselho Superior Académico do «Ensino Lusófona».

Ler mais

José Eduardo Franco

José Eduardo Franco é de Machico, na Madeira, mas vive há muito em Lisboa. Professor Catedrático da Universidade Aberta e titular da CIDH – Cátedra FCT/Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (Universidade Aberta/CLEPUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), membro da Academia Portuguesa da História, escreveu e dirigiu projetos editoriais de grande relevância cultural. Foi-lhe atribuída, em 2015, a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português, o mais importante galardão atribuído pelo Governo Português, como reconhecimento dos serviços prestados à Cultura e à Ciência.

Ler mais