Partilhar

Presidentes da República no Portugal Democrático. Eleições, Dinheiros e Vetos

Fora de Coleção

José Filipe Pinto

Em Stock

, Prefácio de Adriano Moreira



Desconto: 10%
25,65 € 28,50 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

No Portugal de Abril, o sistema de governo ainda não encontrou solução para o relacionamento dos portugueses com o mais alto representante nacional.
Um problema antigo decorrente da quebra de confiança. Daí o Regicídio. Por isso a instabilidade da Primeira República e o enclausuramento do Estado Novo.
A Constituição de 1976, depois de sete revisões, reconhece ao Presidente da República 27 alíneas de competências, mas os partidos concebem a figura presidencial na dupla faceta de regulador e participante. Os interesses em jogo ditam o papel.
O desempenho é entregue ao carisma. Que nem sempre existe. As vozes encantatórias escasseiam.
A função presidencial exige poder moderador. Neutro. Acima dos outros. O teto do edifício comum. O cimento da reconciliação.

Ler mais

Autor

José Filipe Pinto

Vice-presidente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e Fellow of Social Science Research Council of Open Association of Research Society (EUA). Investigador-coordenador e professor catedrático na Universidade Lusófona, exerce o cargo de diretor da licenciatura em Sociologia nesta universidade, tendo sido também diretor dos seus mestrados em Ciência Política, Cidadania e Governação e em Diplomacia e Relações Interna­cionais e da licenciatura em Ciência Política e Relações Interna­cionais. É autor de dezasseis livros, mais de uma dezena de capítulos de livro, maio­ritariamente publicados nos Estados Unidos, cerca de quatro dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, com divulgação em mais de 100 países, e algumas centenas de artigos de opinião.


Ler mais