Detalhes do Produto
- Editora: Almedina
- Coleção: Olhares Sobre a Saúde
- Categorias:
- Ano: 2018
- ISBN: 9789724074870
- Número de páginas: 164
- Capa: Brochada
Sinopse
O que sabemos hoje, quais as lacunas na compreensão do problema e quais as perspetivas futuras?
Nas últimas décadas, os países Europeus têm-se confrontado com um aumento dos fluxos migratórios, tornando a migração um fenómeno comum e em sociedades cada vez mais diversificadas. No contexto do processo migratório, as populações migrantes e refugiadas confrontam-se, no país de acolhimento, com um novo contexto social, cultural e linguístico. Por outro lado, a atual complexidade deste processo decorre, também, de uma população migrante heterogénea, com diferentes características e necessidades em saúde.
A migração coloca importantes desafios para a saúde, relativamente aos determinantes sociais de saúde, planeamento e implementação de políticas de saúde efetivas e adaptação dos sistemas de saúde, incluindo a resposta a disparidades nas necessidades de saúde, bem como a capacidade dos profissionais de saúde para lidar com a diversidade cultural. Todos estes aspetos devem ser considerados em sociedades que procuram a integração efetiva de migrantes e a qualidade e equidade nos cuidados de saúde para alcançar o bem-estar de toda a população.
Este livro constitui uma oportunidade para debater este tema atual e prioritário, essencialmente ao nível de politicas de saúde, da intervenção e da investigação futura. Tem como objetivo proporcionar uma visão abrangente do conhecimento atual desta temática, discutir lacunas na compreensão do problema e analisar como coletivamente prosseguir de forma a atingir o objetivo último de melhorar a saúde e o bem-estar das populações migrantes/refugiadas e da sociedade em geral. Irá interessar uma audiência nacional e internacional de atores e investigadores.
This book presents the current knowledge on the field of migration and health, offers some debate regarding the gaps in its understanding, and analyses considerations about how to move forward in order to achieve the ultimate goal of improving the health and well-being of migrant populations and society on the whole.
This book is the result of the work of researchers and experts from diverse areas and several parts of the world, who examine this relevant theme at the levels of health policy, community intervention, and future research, with the contribution of different subjects/fields ? medicine, public health, sociology, psychology, and economics.