Partilhar

Desconto: 20%
15,44 € 19,30 €
Wishlist Icon

Sinopse

Tem a certeza de que o carro que comprou foi mesmo escolhido por si?

Um clássico numa edição especial comentada e contextualizada por Luís Paixão Martins e Vasco Ribeiro.

Edward Bernays estabeleceu as bases para aquilo a que chamamos marketing político. Recorreu à palavra «propaganda», criada pela Igreja Católica e entretanto desacreditada, para definir o modo como «um governo invisível manipula as nossas mentes, gostos e ideias.» É esse o mecanismo oculto que o propagandista analisa e com o qual trabalha.

Sobrinho de Sigmund Freud, Bernays soube ler como ninguém todos os modos de manipulação de massas e este livro tornou-se a bíblia do conselho em relações públicas, definição inventada pelo próprio. Foi ele também o criador de ferramentas hoje comuns na comunicação política e empresarial como o target mailing e o product placement. O mais reputado guru da comunicação em Portugal, Luís Paixão Martins, traduziu e organizou esta edição especial, dedicando à figura de Bernays, profeta dos propagandistas (no melhor sentido da palavra), um extenso ensaio inicial.


Ler mais

Autor(es)

Edward Bernays

Edward Bernays nasceu em Viena, na Áustria, em 1891, e morreu em Cambridge, no estado norte-americano do Massachussets, em 1995. É descrito como o «pai das relações públicas». Trabalhou ao longo da vida para dezenas de empresas. Na mais famosa das suas campanhas publicitária promoveu a indústria do tabaco com um desfile feminista (forjado) em Nova Iorque.

Ler mais

Luís Paixão Martins

Luís Paixão Martins começou a sua vida profissional no jornalismo e, depois de uma carreira na rádio e na imprensa escrita, entre o início dos anos 70 e meados dos anos 80, dedicou-se ao conselho em comunicação. Assim nasceu, em 1986, a LPM Comunicação, empresa que é, há décadas, líder de mercado. Em 2015, abandonou a actividade nesse sector e fundou a Associação Acta Diurna, promotora do ewsMuseum, em Sintra.

É autor, entre outros livros, de Como Perder uma Eleição, editado por Livros Zigurate.

Vive entre Lisboa, onde nasceu em 1954, e uma aldeia da fronteira de Monfortinho, onde mantém uma actividade florestal e de turismo rural.

Pode ser seguido no Twitter em @lpmpessoal.

Ler mais