Partilhar

Desconto: 10%
16,02 € 17,80 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Para profissionais que tenham de tomar decisões cujos efeitos e consequências se estendam no médio e longo prazo, a necessidade de prospetivar o futuro é fator crítico do sucesso das opções e eficiência dos recursos envolvidos nos processos de decisão. Nos tempos atuais, caraterizados por uma elevada incerteza, esta necessidade é ainda mais premente, impondo políticas públicas e medidas de gestão estratégica nas organizações compatíveis com os cenários de futuro.
De grande atualidade e interesse para estudantes e profissionais (sociólogos, técnicos de planeamento, geógrafos, gestores, políticos, entre outros) envolvidos no planeamento estratégico dos territórios ou das organizações, este livro apresenta as linhas orientadoras e o quadro concetual para fazer o que é necessário para explorar o futuro.
O livro está organizado em três partes: teoria, métodos e casos reais. Na primeira parte é apresentada a génese, os fundamentos, os conceitos, os campos de aplicação e as vantagens e limites dos estudos prospetivos. A segunda parte debruça-se sobre os métodos e técnicas da prospetiva, com relevo para a caraterização e os modos de operacionalização das várias etapas do «método dos cenários» da Escola Francesa (com o respetivo software): análise estrutural, análise de estratégia de atores, análise probabilística por peritos, análise morfológica e análise de políticas e estratégias. Na terceira e última parte apresentam-se casos reais de estudo no âmbito das ciências sociais, realizados pelos autores e pelas suas equipas de investigação, que recorreram a vários métodos em investigações, esclarecendo-se as opções tomadas e os modos de operacionalização metodológica.

Ler mais

Autor(es)

José Saragoça

Ler mais

Carlos Alberto da Silva

Carlos Alberto Silva nasceu em Pombal, a 25 de junho de 1958, e radicou-se em Leiria há mais de quatro décadas. Diplomado em Educação de Infância, especializou-se em Comunicação Educacional e Gestão da Informação, tendo desempenhado funções de professor bibliotecário. Entre outras atividades, esteve ligado ao teatro, às artes plásticas, ao jornalismo, à animação cultural e ao ensino e formação. Desenvolve ações no âmbito da mediação e promoção da leitura, como autor e contador de histórias. Escreve desde muito novo, tendo centenas de textos publicados em fanzines, jornais e sítios da internet. Publicou o seu primeiro livro, intitulado “Bestiário Poético”, em 2004. Desde então, já deu à estampa mais de uma dúzia de títulos, sobretudo de literatura para a infância, mas também de poesia e história local. Ganhou o 1º Prémio de Poesia nos III Jo- gos Florais das Cortes, Leiria, em 2003, e o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira de Literatura Infantil, em 2019. Dinamiza vários blogues e a página amoranegra.pt.

Ler mais

Joaquim Fialho

Doutor em Sociologia e tem desenvolvido o seu percurso académico como analista de redes sociais, participando em projetos de investigação, publicações científicas e orador em eventos nacionais e internacionais sobre o novo mundo das redes sociais. É professor no Instituto Superior de Gestão e investigador integrado do CLISSIS – Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social da Universidade Lusíada.

Ler mais