Partilhar

Quando o Coração Ordena (1128-1910) - Como Questões Passionais, Amores Assolapados e Ódios Desenfreados Contribuíram para Importantes Acontecimentos da nossa História

Sérgio Luís de Carvalho


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato adaptável a todos os dispositivos.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais



Desconto: 10%
15,30 € 16,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Como crimes passionais, ódios figadais e amores assolapados moldaram algumas das mais importantes decisões da nossa História.

Com a mestria, o rigor e o tom vivaz e irónico que lhe são reconhecidos, Sérgio Luís de Carvalho volta a fazer história da História de Portugal, através do fulgor e fascínio que nos inspiram os episódios aqui tratados. Eis alguns exemplos:

- Como os amores de D. Teresa por um conde galego contribuíram para a independência de Portugal (1128).

- Como D. Afonso III foi ora puro, ora bígamo, ora incestuoso consoante as conveniências políticas da Igreja (1238).

- Como as paixões infiéis e galantes de D. Pedro I levaram à formação ilegal da dinastia de Avis (1357).

- Como o desgosto pela morte de todos os seus filhos toldou a mente de um rei culto (D. João III) e contribuiu para a instauração da Inquisição (1536).

- Como o desamor por mulheres conduziu à conquista de Portugal por Filipe II de Espanha (1580).

Como as pulsões mulherengas de D. João V contribuíram para o falhanço da industrialização em Portugal e para a dissipação do ouro do Brasil (1706-50).

- Como a violência doméstica do rei D. Pedro I do Brasil (Pedro IV de Portugal) contribuiu para uma guerra civil em Portugal (1831).

Ler mais

Autor

Sérgio Luís de Carvalho

Sérgio Luís de Carvalho publicou até ao momento 14 romances. Destaca-se, entre eles, o seu romance Anno Domini 1348 (Prémio Literário Ferreira de Castro 1989; finalista do Prémio Jean Monnet de Literatura Europeia, Cognac 2004 e do Prémio Amphi de Literatura Europeia Lille 2005). Tem ainda vários títulos dedicados à História de Portugal, onde mescla o rigor historiográfico com uma forte componente de divulgação, de que este título é, aliás, exemplo. Está ainda representado em várias coletâneas literárias e históricas em Portugal, Espanha, Itália e Brasil. 

Ler mais