Partilhar

Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Autora premiada e multifacetada, Leonor Sampaio da Silva tem habituado o público a textos de gosto híbrido, onde humor, erudição, lirismo e ironia se entrelaçam num timbre seguro e peculiar. Com quase um carimbo poderíamos ser levados a pensar que o pendor lírico fosse favorecido – e não deixa de o ser em alguns momentos -, mas a verdade é que o conduz um fio irónico levando avante um exercício de teatralização do sujeito que o confirma como entidade plural(izável). A realidade serve-lhe sincronicamente de palco, bastidor, público, didascália. Reside nisto uma curiosidade escarnenta da nossa condição: para se conhecer, o sujeito precisa de ser actor de si mesmo, só pode realizar a sua aproximação do mundo por via de ficções e modos de representar a que o universo das artes serve de espaço privilegiado de meta-referência. A sua acção e, nisto, a sua realização, interrompe qualquer contemplação. Por sua vez, a contemplação impede-o de se realizar.

Ler mais

Amostra

Autor

Leonor Sampaio da Silva

Leonor Sampaio da Silva nasceu na ilha de São Miguel, Açores.

Doutorada em Estudos Anglo-americanos, na especialidade de Cultura Inglesa, integra o corpo docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores.

Estreou-se literariamente com o livro de contos Mau Tempo e Má Sorte – contos pouco exemplares, distinguido com o Prémio de Humanidades Daniel de Sá (2014).

Além de diversos contos publicados em colectâneas, antologias e revistas literárias, é também autora de ABN da Pessoa com Universo ao Fundo, Companhia das Ilhas, 2017, e, com Carlos Carvalho, Pouca Terra – Fotografia e Literatura, Companhia das Ilhas, 2019.

Ler mais