Partilhar

Quatro Cartas e um Bilhete a uma Dama

Luís Vaz de Camões

Em Stock



Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Para celebrar os 500 Anos do Nascimento de Camões, a Guerra e Paz editores publica, de Luís de Camões, Quatro Cartas e um Bilhete a uma Dama seguidos de 26 poemas. A edição quer pôr ao alcance de todos os leitores as quatro cartas que os especialistas aceitam como sendo da autoria de Camões.

Estas cartas, uma escrita em Ceuta, outra em Goa, duas em Lisboa, a que se junta um bilhetinho galante, oferecem o que de mais próximo da biografia de Camões um leitor contemporâneo poderá hoje estar.

Bastaria essa razão para justificar a publicação. Acresce que a vivíssima prosa de Camões, enriquecida pela profusão de episódios, amorosos ou de outra natureza aventurosa, pungente na expressão do exílio e da distância ou na descrição da vilania e ódios na busca da fortuna além-mar, nos ilumina também sobre um tempo e as suas vivências. Neste livro, como em nenhum outro mais fidedignamente, está o que tenha sido Luís de Camões, os seus dias, as peripécias que o afligiram ou atraíram. É essa singularidade, esse irrepetível tom pessoal, que exige a publicação, celebrando estes 500 Anos.


Ler mais

Autor

Luís Vaz de Camões

Poeta nacional de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da literatura ocidental. Pouco sabe-se ao certo sobre a sua vida, tendo nascido em Lisboa de uma família de pequena nobreza e recebido sólida educação nos moldes clássicos. Frequentou a corte de Dom João III como cortesão e após o término de um amor frustrado, alistou-se como militar, aonde vem a perder um dos olhos em uma batalha em África. Ao retornar a Portugal, feriu um servo do Paço, foi preso e partiu para o Oriente. Lá, enfrentou uma série de adversidades, combateu ao lado das forças portuguesas e escreveu a sua obra mais conhecida, a epopeia nacionalista “Os Lusíadas”. De volta à pátria, publicou a sua obra e recebeu uma pequena pensão do rei Dom Sebastião pelos serviços prestados à Coroa, mas em seus anos finais parece ter enfrentado dificuldades financeiras. Após a sua morte a sua obra lírica foi reunida em coletânea e começou a ser reconhecida como valiosa e de alto padrão estético por vários nomes importantes da literatura europeia, ganhando prestígio sempre crescente entre o público e os conhecedores e influenciando gerações de poetas em vários países. Camões foi um renovador da língua portuguesa e fixou-lhe um duradouro cânone; tornou-se um dos mais fortes símbolos de identidade da pátria e é referência para toda a comunidade lusófona internacional. É considerado um dos grandes vultos literários da tradição ocidental, sendo traduzido para várias línguas e tornando-se objeto de uma vasta quantidade de estudos críticos.

Ler mais