Detalhes do Produto
- Editora: Lidel
- Categorias:
- Ano: 2008
- ISBN: 9789727575015
- Número de páginas: 470
- Capa: Brochada
Sinopse
As doenças reumáticas são mais antigas na Terra do que o Homem.
O Platicarpo, um dinossauro nadador gigantesco que viveu há cem milhões de anos, e cujo esqueleto fossilizado se encontra exposto no Museu de História Natural da cidade de Kansas, nos Estados Unidos, apresenta lesões de osteoartrose.
Os Homens de Java, Lansing e Neandertal, bem como as múmias egípcias, evidenciam doenças reumáticas.
Hipócrates, o Pai da Medicina, que viveu na ilha grega de Cós há cerca de 2500 anos, descreveu os mais variados tipos de artrite e de gota, que no seu tempo era conhecida como podagra. Na mitologia grega, Podagra era uma deusa, fruto da sedução de Afrodite, diva da beleza, por Dionísio, deus do vinho.
Posteriormente, centenas de médicos contribuíram para o conhecimento das doenças reumáticas, quer no que diz respeito ao seu diagnóstico, quer no que concerne ao seu tratamento.
E é essa história da Reumatologia que Quem foi Quem na História das Doenças Reumáticas conta, descrevendo a biografia de médicos e de instituições que ao longo de séculos
contribuíram para a sua individualização e progresso. É mais uma história da Reumatologia e, até certo ponto, mais uma história da Medicina, gravada por aqueles que ao longo da Humanidade se foram da lei da morte libertando, como escreveu o nosso grande poeta
épico, Camões.