“Queria dedicar este disco à minha namorada” - Cultura, Política e Programação na Rádio
Rogério Santos
Detalhes do Produto
- Editora: Colibri
- Categorias:
- Ano: 2022
- ISBN: 9789895661671
- Número de páginas: 172
- Capa: Brochada
Sinopse
O livro tem capítulos sobre os três primeiros presidentes da Emissora Nacional (António Joyce, Henrique Galvão e António Ferro), a defesa do início das emissões regulares da Emissora Nacional em 2 de abril de 1934 (e não em agosto de 1935), a censura a partir de frase usada em Rádio Clube Português Entregar os Textos 48 horas Antes da Emissão, Como Está Regulamentado, o caso dos jornalistas António Cartaxo e Jorge Ribeiro em litígio contra a BBC onde trabalhavam na secção portuguesa e uma análise política e documental detalhada do movimento das rádios livres.
Em grande parte do período aqui apresentado, a rádio é um meio de comunicação de registo efémero, com o emitido a perder-se no momento da emissão, pelo que o número de registos guardado para memória é reduzido se comparado com a imprensa e a televisão. Mas, por outro lado, a rádio, antes das redes sociais na internet, foi o meio que mais contactos pessoais possibilitou.
***
Os discos pedidos incidiam fundamentalmente sobre a gravação de editoras nacionais, como a Rádio Triunfo, com catálogo impressionante já na década de 1950. A música ligeira que nascia a partir de 1947 do Centro de Preparação de Artistas da Rádio, da Emissora Nacional, reconhecia-se nas edições da Rádio Triunfo e alimentava os programas dos Serões para Trabalhadores na Emissora Nacional e noutros programas nas outras estações. Os programas de discos pedidos são geralmente patrocinados por uma marca, obrigando-se o ouvinte a citar uma frase de promoção dessa marca.
Ler mais