Partilhar

Queridos Avós: o papel dos avós na vida dos netos (de A a Z)

Pedro Strecht

Indisponível



Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Queridos Avós» é um livro especial porque se centra nos avós. Sim, no papel cada vez mais importante que as avós e os avôs têm no crescimento dos netos.
Porque a sua presença na vida dos netos e netas é cada vez mais regular e necessária. Ajudam os pais, demasiado ocupados, cansados ou com pouco tempo disponível. Reforçam o papel da família quando esta se rompe ou reconstrói com mais facilidade. Oferecem-se como modelos, contam histórias de vida diferentes, gostam de fazer jogos engraçados, fazem programas que os pais não querem ou não podem fazer com os filhos. Preenchem o tempo livre e evitam a solidão ou o desamparo emocional. Têm paciência para ajudar a estudar, capacidade para levar a passear, a disponibilidade sincera para ouvir.
Porque os avós querem e gostam de estar ativos na vida dos netos.
Porque ter alguma idade não representa velhice ou inutilidade; pelo contrário, é habitualmente sinónimo de experiência, disponibilidade, sabedoria.
Porque os netos gostam de estar com os avós e, quando lhes perguntamos para os definirem numa só palavra, escolhem maioritariamente uma muito simples: queridos.
"Os meus avós são queridos".
"Queridos Avós", eis o título deste livro, catalogado de A a Z, num convite que queremos fazer perdurar na própria relação entre avós e netos.
Para que a voz dos avós chegue ainda mais facilmente à vida dos netos.

Pedro Strecht

Ler mais

Autor

Pedro Strecht

Pedro Strecht nasceu em 1966. Terminou o curso de Medicina em 1989 (Universidade Nova), é especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência (Pedopsiquiatria) desde 1995 e autor de mais de cinquenta livros. Fez estágios na sua área clínica em Londres e Oxford.

Exerceu diversas funções ao longo da sua vida profissional: foi professor do Ensino Secundário e do Ensino Superior, médico no Hospital de Dona Estefânia, no Chapitô, nos Centros Educativos da Bela Vista e Padre António de Oliveira, no Centro Dr. João dos Santos — Casa da Praia, que dirigiu enquanto IPSS e na Cooperativa A Torre. Foi supervisor do Projeto de Apoio à Família e à Criança Maltratada, colunista da revista Pais e Filhos e do jornal Público, coordenou a Equipa de Intervenção Psicossocial do Gabinete de Reconversão do Casal Ventoso e também a Equipa de Intervenção em Crise da Casa Pia de Lisboa. Trabalhou na ART — Associação de Respostas Terapêuticas e num Lar de Infância e Juventude Especializado, GPS (em Castro Verde).

Recentemente, presidiu à Comissão de Investigação de Abusos Sexuais de Crianças por Membros da Igreja Católica Portuguesa, tendo sido distinguido em equipa com a medalha de ouro do Prémio Direitos Humanos, atribuído pela Assembleia da República.

Atualmente, trabalha em consulta privada em Lisboa. Tem como outros interesses fundamentais a música, a literatura, a escrita, o desporto e a natureza. É casado, pais de três filhos e tem uma cadela.

Sabe muito bem que não é perfeito e, por isso mesmo, continua a gostar de trabalhar com crianças e adolescentes e respetivos pais, com quem sente que todos os dias aprende a ser melhor médico e melhor pessoa. Numa época de afirmação da ciência e tecnologia, guiada por fatores económicos, gosta de valorizar todas as formas de expressão artística e, um dia, aspira a ser apenas reconhecido enquanto humanista.

Ler mais