Partilhar

Rememoração do Tempo e da Humidade (Poema de Nzé de Sant’y Ago)

José Luís Hopffer C. Almada

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
22,50 € 24,99 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Rememoração do Tempo e da Humidade (Poema de Nzé de Sant’y Ago) de José Luís Hopffer C. Almada enriquece a coleção Escritores dos Países de Língua Portuguesa, apresentando uma obra literária de excelência, onde segundo Elsa Rodrigues dos Santos «o discurso poético assume-se igualmente como um discurso político e histórico, de uma grande sabedoria e sensibilidade, na revalorização da crioulidade, fundamentada nas suas raízes não só europeias como afronegras.»
«De ora em diante, com esta Obra Poética, José Luís Hopffer Almada figura obrigatoriamente entre os grandes escritores de língua portuguesa.»
Com prefácio de Elsa Rodrigues dos Santos e posfácio «Miraculosa Memória» por Rui Guilherme Silva.

Ler mais

Autor

José Luís Hopffer C. Almada

Jurista, ensaísta e poeta, foi analista e comentador residente do Debate Africano da RDP-África (assuntos relativos à atualidade de Cabo Verde, dos países lusófonos e africanos) durante mais de vinte anos.

Licenciado em Direito pela Universidade Karl Marx, de Leipzig, e pós-graduado em Ciências Jurídicas, em Ciências Jurídico-Políticas e Jurídico-Internacionais e em Ciências Jurídico-Urbanísticas pela Faculdade de Direito de Lisboa, foi Técnico Superior da Secretaria-Geral do Governo, da Secretaria de Estado da Promoção Social, do Instituto Nacional da Cultura e do Instituto Nacional da Investigação e do Património Culturais. Desempenhou igualmente as funções de Diretor do Gabinete de Assuntos Jurídicos e Legislação da Secretaria-Geral do Governo.

Associado a diversas iniciativas culturais em Cabo Verde, como o Movimento Pró-Cultura (1986), o suplemento cultural Voz di Letra do jornal Voz di Povo (1986-1987) e a revista Pré-Textos, foi diretor da revista Fragmentos (1987-1998), cofundador da Spleen-Edições (1993), dirigente da Associação de Escritores Cabo-Verdianos (1989-1992/1998) e cofundador da Academia Cabo-Verdiana de Letras.

Representado em diferentes antologias poéticas nacionais e estrangeiras, é autor de vários estudos e ensaios nas áreas da Literatura, da Cultura, do Direito e da Política.

Organizou Mirabilis – de Veias ao Sol (Antologia dos Novíssimos Poetas Cabo-Verdianos (1998) e O Ano Mágico de 2006 – Olhares Retrospectivos sobre a História e a Cultura Cabo-Verdianas (2008).

Publicou ainda os seguintes livros: À Sombra do Sol, Volumes I e II, (1990); Assomada Nocturna (1993), Assomada Nocturna – Poema de NZé di Sant’ y Águ (2005); Praianas-Revisitações do Tempo e da Cidade (2009), Rememoração do Tempo e da Humidade (Poema de Nzé de Sant´y Ago) (2015/2016), Sonhos Caminhantes (2017), Germinações e Outras Restituições de Março (2019) e Deflagrações (2021).

Condecorado com a Medalha de Mérito Cultural de Primeira Classe, do Governo de Cabo Verde, e com a Medalha da Ordem do Vulcão, outorgado pelo Presidente da República de Cabo Verde.

Ler mais