Partilhar

Representação Social do Médico em Cabo Verde

Manuel Brito-Semedo

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
6,30 € 7,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

(...) E Manuel Brito-Semedo pôs-se ao trabalho. A Conferência, fruto de um minucioso trabalho de pesquisa científica, foi magistralmente proferida. Para nossa surpresa, a dita representação social, para ser bem entendida, não se limitava à actualidade. Como bom antropólogo, Manuel Brito-Semedo recuou no tempo e recorrendo a três períodos distintos da nossa História, com uma selecção de médicos de cada época segundo as exigências metodológicas, e foi à procura paciente de construções sociais que ao longo dos tempos foram sendo desenvolvidas e cujas marcas perduram até os nossos dias.
Com a mestria que lhe é peculiar, Manuel Brito-Semedo, douto antropólogo e homem de cultura, mostrou-nos claramente as evidências desta representação, tranquilamente integradas no nosso viver colectivo.
A Conferência que me serviu de ponto de apoio para estas notas introdutórias veio com uma prenda adicional: uma brochura pronta para ser impressa. Da obra, não vou dizer muito mais. Os leitores – não apenas médicos, naturalmente – muito terão a dizer.
Não há dúvidas que estamos perante um trabalho ímpar e sério, fruto de uma investigação paciente e aturada, de uma escrita cuidada e que vem agora, sob forma de livro, trazer a todos nós os substratos que nos faltavam para conhecer e compreender melhor a representação social dos médicos em Cabo Verde, desenvolvida ao longo do nosso percurso histórico e social.
Representação Social do Médico em Cabo Verde é um livro de grande qualidade, muito bem documentado e ricamente ilustrado, agora ao dispor da sociedade cabo-verdiana (e não só). (...)

Daniel Silves Ferreira
In
Notas Introdutórias

Ler mais

Autor

Manuel Brito-Semedo

Manuel Brito-Semedo nasceu em São Vicente, em 1952. É doutor em Antropologia, Especialidade de Etnologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professor universitário e escritor, publicou Falucho (2022); A Advocacia em Cabo Verde – Breve Historial (2020); Morna: Música Rainha de nôs terra (colecção de 5 livros + CD) (2019); Representação Social do Médico em Cabo Verde (2018), Gastronomia, Música e Dança no Ciclo de Vida do Homem Cabo-Verdiano (2018); Esquina do Tempo – crónicas do Expresso das Ilhas (2017), Na Esquina do Tempo – crónicas de Mindelo (2014), Na Esquina do Tempo – crónicas de diazá (2009), A construção da Identidade Nacional – análise da imprensa entre 1877 e 1975 (2006); A Morna-balada – o legado de Renato Cardoso (1999); A colocação dos clíticos no Português em Maputo (1997) e Caboverdianamente Ensaiando, vols. I e II (1995 e 1998).

Atuante e frequente em múltiplas atividades culturais, é o criador do blogue “Esquina do Tempo – Magazine Cultural Online”, ativo desde fevereiro de 2010.

Ler mais