Partilhar

Desconto: 10%
13,41 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O TRABALHO PRECÁRIO EM PORTUGAL - Um fenómeno quase invisível, reflexo de um mal-estar social e com consequências devastadoras.

O Brexit em Inglaterra, a eleição de Donald Trump e de Jair Bolsonaro, a ascensão da extrema-direita em vários países da Europa: tudo isto são sintomas de um enorme mal-estar social. Neste contexto de esvaziamento de aspirações e expectativas em relação ao futuro, há um fenómeno devastador em crescimento no mercado de trabalho europeu e português, que continua a ser «invisível»: a precariedade laboral. Este livro, que conta com o testemunho de 24 jovens portugueses, olha para um dos grupos mais afectados pela crise económica-financeira, procurando aferir o verdadeiro impacto da banalização do trabalho precário. Muitos jovens enfrentam hoje situações de estágios não-remunerados, bolsas de investigação consecutivas, contratos a termo, recibos verdes e outros, muitas vezes durante vários anos, mergulhando num ciclo de incerteza que não compromete apenas o seu presente – rouba-lhes a possibilidade de traçarem projectos de vida e tem consequências sociais para todos nós.

Ler mais

Autor(es)

Renato Miguel do Carmo

É docente do Departamento de Sociologia do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). É diretor do Observatório das Desigualdades e participa na coordenação científica do COLABOR. As suas últimas publicações têm versado principalmente os tópicos das desigualdades sociais e territoriais, do emprego, da precariedade e do mercado de trabalho.

Ler mais

Ana Rita Matias

Ler mais