Detalhes do Produto
- Editora: Colibri
- Categorias:
- Ano: 2024
- ISBN: 9789895664191
- Número de páginas: 148
- Capa: Brochada
Sinopse
Maria Teresa Brocardo (1959-2023) foi (e continuará a ser) uma referência incontornável nos domínios da Linguística Histórica e da História a Língua Portuguesa.
Professora catedrática do Departamento de Linguística da NOVA FCSH, investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), foi uma das criadoras do Grupo Gramática & Texto. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e Mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1994 apresenta o seu doutoramento à Universidade NOVA de Lisboa, defendendo uma tese intitulada "Crónica do Conde D. Pedro de Meneses de Gomes Eanes de Zurara. Edição e Estudo". Em 2007 prestou provas de agregação nesta Universidade, tendo, neste contexto, apresentado um trabalho intitulado "Lição sobre ‘Mudanças Morfológicas’ na História do Português - alguns aspectos da flexão verbal".
Os seus trabalhos de investigação constituem marcos inquestionavelmente relevantes e incontornáveis para a investigação nesta área.
Maria Teresa Brocardo participou ainda de forma ativa e empenhada na vida da NOVA FCSH: foi Presidente do Conselho Pedagógico (2002- 2005), Coordenadora do Departamento de Linguística, Subdiretora para a Gestão Curricular e Estudantes (2021-2023) e Vice-Presidente do Conselho Científico (2022 a 2023).
A Teresa Brocardo estimulou sempre a dinâmica do grupo Gramática & Texto, como mostram os textos recolhidos neste volume. São textos ao jeito dos Workshops em Gramática &Texto: partem de um tema tido como transversal pelo grupo e assumem-se como investigação em curso (‘propostas de estudo’ e “nótulas”, para usar expressões da própria Teresa). Dar-lhes uma unidade própria, neste volume, potencia novas leituras, reconverte-os em pontos de partida, abrem caminhos mais ou menos inesperados para o muito que se pode vir a fazer e a investigar. E, por serem textos breves, ficamos com vontade de ‘saber’ mais.
“(...) Tenho procurado sublinhar que uma abordagem diacrónica abrangente dos processos linguísticos (contemplando, como referi, quer processos inovadores, quer processos de obsolescência, que se interligam e condicionam mutuamente na mudança linguística) implica necessariamente considerar não apenas formas mas também construções que competem e / ou contrastam na marcação de valores (relacionados, parcial- mente sobrepostos, diferenciados ou opostos)”.
MARIA TERESA BROCARDO (In “Sedia la fremosa ... Uma proposta de estudo diacrónico de ser (< sedere e esse) e estar em português
Ler mais