Detalhes do Produto
- Editora: Poética Edições
- Categorias:
- Ano: 2023
- ISBN: 9789899070677
- Número de páginas: 112
- Capa: Brochada
Sinopse
Sem Arco nem Flecha é um poemário em que Flor Campino nos desvela o seu mundo interior. Um mundo que conseguiu construir fazendo o que melhor sabe fazer: criar beleza com as mãos; passa muito tempo construindo uma fabulosa e original obra plástica, trabalhando o couro e as cores, mas também um mundo de beleza através das palavras.
Flor, do seu terraço favorito na Cantareira (Porto), olhando o céu, o voo das aves, as águas do Douro, ou debaixo do limoeiro do seu jardim, e sobretudo naquele quarto de cima, último espaço da casa, entre um escritório, terraço ou miradouro, de onde se avistam as águas do Douro, sempre a casa onde, finalmente, em a sua longa vida, de exílios, viagens, faltas, empregos para sobreviver, encontra as horas doces de partilhar a vida com Fernando e de esperar pela chegada de Ruth.
Nestes locais Flor criou agora um espaço de emoção e memória. Também no acariciar dos gatos e do cachorro, doce herança de família, encontra o que fazer aos
seus dias. Às vezes é assaltada por lembranças da sua antiga infância, da guerra, talvez porque o seu coração se assusta, e então lembra-se dos choupos da sua paisagem infantil destinados ao abate cruel.
A emoção destes poemas recorda a dor e a beleza da tragédia grega. Flor, como uma imensa Hécuba, dedica-nos o seu sofrimento e a sua catarse transformados nestes belos poemas.
Concha López Jambrina (tradutora de Flor Campino)
Não sei de pé ou escada
que ascenda ao delírio
das nuvens. Com as sombras
correm a vasta planície.
Para trás deixam a corpulência
e o pasmo do gado, desnudam
a ardósia imensa do espaço onde,
em letras de fogo, um dedo
escreve palavras ilegíveis.
Ler mais