Partilhar

Simenon e Maigret, de Pé e à Mesa

Miguel Martins

Em Stock



Desconto: 10%
6,30 € 7,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Quem é Maigret? Um comissário da Polícia Judiciária de Paris, sediada no Quai des Orfèvres? A personagem mais popular e complexa criada por Georges Simenon?

Para quem tenha desenvolvido uma relação íntima e continuada com Jules Amedée François Maigret, ambas as respostas, conquanto correctas, não podem deixar de parecer obscenamente simplistas. Não; há que esforçarmo-nos muito mais.

Comecemos pelo nome: em português, Maigret quer dizer «magricelas» ou «magrote» e, contudo, o Comissário era um homem forte, mais largo do que alto, por vezes a cair para o gordo. Porquê, então, a escolha do apelido? Talvez, desde o início, consciente ou inconscientemente, Simenon quisesse chamar-nos a atenção para as muitas contradições que vivem em todos nós, e naquele homem em particular.»

Ler mais

Autor

Miguel Martins

Lisboa, 1969.

Trinta livros publicados, sobretudo poesia. Separados, são dois prodigiosos e prolíficos autores portugueses contemporâneos. Juntos, convocam A Favola da Medusa, banda de música improvisada, formação variável e paradeiro incerto, e acabam as suas noites a papas de sarrabulho, acantoados em baiucas e betesgas, escrevendo livros a quatro mãos, dois corações e um pires de moelas.

Ler mais