Partilhar

Sofrimento Psíquico e Linguagens da Cura em Moçambique

Coleção Estudos

Francesco Vacchiano

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro explora o papel da medicina tradicional no setor da saúde mental em Moçambique, analisando os saberes e as técnicas dos diversos atores envolvidos e as suas relações dentro do sistema de saúde mais amplo e do conjunto dos recursos disponíveis.

Através de diversas colaborações etnográficas, pretende esclarecer as formas do sofrimento psíquico e as convergências e divergências nas práticas dos diferentes atores chamados a intervir. Os autores partem de uma definição ampla do conceito de saúde mental na abordagem dos problemas e das perspetivas de colaboração entre profissionais do âmbito psiquiátrico e os praticantes de intervenções complementares, como os médicos tradicionais e os especialistas religiosos.

As situações examinadas abrangem diversas áreas da experiência terapêutica e para além dela: as características das diferentes práticas e os percursos existenciais e formativos dos seus representantes; o papel das chamadas terapias religiosas (igrejas africanas e neoevangélicas, irmandades sufi e novas terapias conscientemente inspiradas no Islão) e as categorizações locais; a organização do sistema psiquiátrico e os itinerários terapêuticos dos pacientes e das suas famílias.

Sofrimento Psíquico e Linguagens da Cura em Moçambique apresenta um quadro amplo e atualizado dos recursos disponíveis, das experiências dos pacientes e dos terapeutas, das possibilidades e dos limites no estabelecimento de uma colaboração eficaz.

Ler mais

Autor

Francesco Vacchiano

Francesco Vacchiano é professor associado da Universidade Ca’ Foscari de Veneza e investigador associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É antropólogo, psicólogo clínico e terapeuta familiar, com interesse em migrações históricas e contemporâneas, antropologia médica e psicológica, processos de construção das fronteiras na Europa (que incluem burocracias e políticas de cidadania e de «gestão» da imigração), sociedades e instituições do Norte de África (com particular referência à experiência social dos jovens), medicinas tradicionais e saúde mental em Moçambique.

Ler mais