Partilhar

S.O.S. Angola - Os Dias da Ponte Aérea

Rita Garcia

Em Stock



Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma ponte aérea constituída por 905 voos de companhias nacionais e estrangeiras fez desembarcar em Lisboa, na segunda metade de 1975, milhares de famílias de refugiados de Angola, incapazes de suportar a perseguição, a instabilidade e o conflito entre as facções que disputavam o poder nas vésperas da independência. Perante a ocupação das suas casas, a apropriação dos seus bens, as ameaças físicas e os confrontos diários em todo o território, só lhes restava uma saída: esquecer toda uma vida e fugir. Eram portugueses, mas muitos nunca haviam estado em Portugal, onde o povo pouco ou nada sabia sobre as tragédias e os perigos que tinham vivido em África. E para o Governo, a braços com as réplicas do 25 de Abril, os «retornados» não eram uma prioridade. Mas, graças a um homem com uma determinação imparável, quase 200 mil portugueses acabariam por chegar a Lisboa através da Ponte Aérea. Sem ele, muitos não teriam escapado com vida.


Ler mais

Autor

Rita Garcia

Rita Garcia nasceu em Lisboa em Julho de 1979. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, começou a trabalhar como jornalista em 2000, no site Desporto Digital. Integrou a equipa da revista Focus e colaborou com o DNa, a Notícias Magazine e a Pais & Filhos.

Entre 2006 e 2016 foi repórter da Sábado, antes de voltar a ser freelancer. Em parceria com o fotógrafo Augusto Brázio escreveu o livro INEM 25 anos. Recebeu o 2.º Prémio Henrique de Barros, concedido pela Assembleia da República, em 2003, e o Prémio de Jornalismo Novartis Oncology em 2008. É autora dos livros SOS Angola – Os Dias da Ponte Aérea, Os que Vieram de África e Luanda como Ela Era.


Ler mais