Partilhar

Tecnologias da Comunicação - Novas Domesticações

Anabela Lopes

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As novas tecnologias da comunicação - nomeadamente, as digitais - provocaram alterações ao nível da mobilidade e da fruição individuais, colocando o receptor no papel de um interveniente activo em situações de escolha e mesmo de produção de conteúdos: sons, imagens e textos.

No âmbito da corrente da domesticação, central nestas páginas, este novo cenário veio acentuar a tónica da metáfora domesticação no seu sentido mais lato - na acepção de capacidade de adaptação a novas situações e novos contextos, quer pelas tecnologias, quer pelos utilizadores -, em detrimento do significado que se liga ao uso das tecnologias no espaço doméstico. Mais do que nunca, vivemos com tecnologias da comunicação que nos permitem transportar o lar connosco; a sua utilização produz, com frequência, um efeito de 'bolha' confortável. É revelada, assim, uma forma de protecção em relação ao Outro - não necessariamente uma forma de isolamento -, que nos resguarda de não vermos o Outro, num tempo em que nunca estamos incontactáveis e nos encontramos demasiado próximos para vermos e sermos vistos. Fazendo uso das próprias características das tecnologias que instalam as ligações ininterruptas, é legítimo e necessário o exercício de domesticação que envolve a acção do indivíduo e as suas tecnologias na prossecução desse objectivo.

Ler mais

Autor

Anabela Lopes

Anabela Lopes nasceu e cresceu em Guimarães. Estudou Biologia e Geologia, mas não foi nos bichos nem nos calhaus que encontrou o seu caminho. Esteve emigrada dez anos na Irlanda do Norte, e regressou às origens em 2022. É casada e tem dois f lhos e duas gatas. Gere a própria marca de roupa de bebé e criança. Assume-se fã incondicional dos anos 80, dos Queen e de Freddie Mercury, da série Friends e do mundo para onde espera um convite por carta desde os onze anos: Harry Potter. O caminho na escrita começou aos dezoito anos, com uma fantasia infanto-juvenil. Com Nas minhas mãos, a morte, Anabela acredita ter encontrado o seu rumo no louco mundo da literatura, e promete virar muitas cabeças do avesso.


Ler mais