Partilhar

«Tenho o prazer de informar o Senhor Director...» - Cartas de Portugueses à PIDE (1958-1968)

História

Duncan Simpson

Em Stock



Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Os Portugueses foram meras vítimas da PIDE e das políticas opressivas que esta impunha ou, na realidade, como sob qualquer regime autoritário, interagiram com essa força policial servindo-a ou servindo-se dela?
Criada em 1945, numa reformulação meramente cosmética da sua antecessora (a PVDE), pois esta estava demasiado conotada com a «era fascista», a PIDE (acrónimo para Polícia Internacional e de Defesa do Estado) manteve os extensos poderes arbitrários da PVDE na sua tripla missão: garantir a «segurança do Estado» (eliminando a dissidência política), controlar as fronteiras e actuar enquanto serviço de informações. Para este fim, foi necessário criar uma rede de informadores.

Ler mais

Amostra

Autor

Duncan Simpson

Licenciado em Estudos Europeus pela London School of Economics e pelo King’s College London, onde obteve igualmente o mestrado e, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, o doutoramento em Estudos Portugueses e Brasileiros. Os seus interesses de investigação têm-se centrado nas relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo, assunto sobre o qual tem publicado em revistas académicas em Inglaterra, Portugal, França e Brasil. É…

Ler mais