Partilhar

Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Tenros Botões (1914) é composto por poemas em prosa que são como pequenos quadros cubistas onde o olho percorre cada elemento de maneira a formar uma (ou mais do que uma) narrativa. Organizados em três secções ("Objectos", "Alimentos", "Quartos") os textos assentam na observação instável e a diversos tempos de objectos inanimados, modos de cozinhar e hábitos gastronómicos ou ainda detalhes arquitectónicos indissociáveis da própria deslocação do corpo ou do olhar.
Eis um livro de poesia que ao fim de um século continua a causar escândalo. A razão pela qual isso sucede, como se poderá agora ler em português, prende-se também com a rasura que Gertrude Stein faz das convenções poéticas que todos conhecemos: limando a linguagem até ao osso, a autora mostra ludicamente como a poesia é, antes de mais, música - transferência, transformação e tudo isso junto.

Ler mais

Autor

Gertrude Stein

Oriunda de uma próspera família americana de origem judaica alemã, Gertrude Stein nasce em Allegheny, Pensilvânia, a 3 de fevereiro de 1874. Nos primeiros anos, vive com os pais e os quatro irmãos mais velhos em Viena, na Áustria, e em Paris, França. Os Stein regressam aos Estados Unidos em 1879, a tempo de Gertrude começar a frequentar a escola.
Boa aluna, vem a estudar Psicologia e Medicina, mas não conclui nenhum dos cursos. Em 1903, estabelece-se em Paris, no n.º 27 da Rue de Fleurus, onde, além de começar a escrever de forma consistente, desenvolve uma faceta de colecionadora e patrona das letras e artes, em especial dos cubistas. Permanecerá na capital francesa até ao final da vida, fazendo da sua casa um dos mais míticos salões artísticos do século XX. Morre a 27 de julho de 1946, deixando uma obra vasta e profundamente original que inclui títulos como Three Lives (1909), Tender Buttons (1914), The Making of Americans (1925), A Autobiografia de Alice B. Toklas (1933) e Paris França (1940).

Ler mais