Partilhar

+10% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
33,99 € 42,50 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A Constituição (a Constituição em sentido moderno), tem de compreender-se no âmbito do movimento jurídico político chamado Constitucionalismo, cuja síntese se encontra no art. 16.º da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.

Todavia, muitos regimes políticos nascidos no século XX, embora também dotados de Constituição formal, afastaram-se dessa matriz. Donde a necessidade de considerar o conceito de Constituição material, aquela que traduz a ideia de Direito de cada regime político. E de distinguir poder constituinte material e poder constituinte formal, com os seus limites.

Um lugar relevante ocupa a análise das normas constitucionais: princípios e normas regras, conceções doutrinais, classificações; e, mesmo quanto às normas não exequíveis por si mesmas, o postulado da sua aplicabilidade imediata.

A terminar, estudam-se a interpretação, a integração e a aplicação das normas constitucionais, incluindo as vicissitudes da sua caducidade.


Ler mais

Amostra

Autor

Jorge Miranda

Jorge Miranda é professor catedrático jubilado do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa.

Ler mais