Partilhar

Desconto: 10%
5,40 € 6,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Os artigos e entrevista que se seguem querem-se como um conjunto de abridores de perspectiva, num país em que nada de interessante se faz no ensaísmo teatral, sem tradição teórica consequente, tudo rimando com teses universitárias ao acaso de se sucederem, sem fio, desgarradamente e como sabemos, em circuito de fazer carreira — há, certamente, nisto do teatro, muito jornalismo de pontual, ao acaso da soma de espectáculos, para-publicitário, nepótico, em roda tribal centralista, e pouco mais.

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Joseph Danan

Ler mais

Fernando Mora Ramos

Afro-alentejano nascido em 1955 em Arroios, Lisboa.

Actor e encenador, faz teatro desde 1972 (TEUM - Moçambique). Frequentou o Conservatório Nacional, tem uma Maitrise em Estudos Teatrais - Sorbonne Nouvelle, estagiou no Piccolo Teatro de Milão (1980). Fundou o CCE-Centro Cultural de Évora/CENDREV-Centro Dramático de Évora, é Director do Teatro da Rainha desde 1985.

Coordenou o DRAMAT- TNSJ-Teatro Nacional S. João, e foi Director de Programação da Coimbra 2003.

Fez, entre muitos trabalhos de encenador e actor – 126 criações – autores como Abel Neves, Álvaro G. Zúniga, Achternbush, Beckett, Thomas Bernhard, Martin Crimp, Cecília Ferreira, Danan, Ernesto Sampaio, Howard Barker, Henrique Manuel Bento Fialho, Pirandello, Strindberg, Georg Tabori, Jean-Pierra Sarrazac, etc., e, entre os clássicos não contemporâneos, Beolco, Molière, Marivaux, Vicente, Goldoni, Cervantes…

Como intérprete de realçar Ella, de Herbert Achternbusch, o Hamm de Jogo do Fim (Beckett), o Ruzante, de Beolco e Passemar, de Borda-Fora, de Vinaver.

Teve como mestres Mário Barradas, Giorgio Strehler e Jean-Pierre Sarrazac.

Realizou recentemente Lázaro Também Ele Sonhava com o Eldorado, de Sarrazac, prepara Pertinho da Torre Eiffel, de Abel Neves e Na cama com Ofélia, de Henrique Manuel Bento Fialho.

Entre outras publicações escreveu, com outros, Quatro Ensaios à Boca de Cena (Cotovia) e Uma Página Branca É uma Caixa Negra, ensaios sobre a política teatral, a programação e o teatro.

Ler mais

Henrique Manuel Bento Fialho

Rio Maior. 1974. É licenciado em Filosofia.

Desde 1997, publicou vários livros de poesia, ficção narrativa, ensaio e teatro. Tem obra dispersa por várias antologias, revistas e publicações colectivas vindas a lume em Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil e Marrocos. Na Companhia das Ilhas, publicou o volume de narrativas breves Call Center (1.ª ed. 2014; 2.ª ed., revista e acrescentada, 2019) e a peça de teatro Na Cama com Ofélia (2022), encenada por Fernando Mora Ramos. Está representado nas antologias O Desejado – Robot Bimby (2015), coordenada por Jorge Aguiar Oliveira, e Poesia, Um Dia (2012-2022) (2023), coordenada por Jaime Rocha. Em 2024, publicou, além de Domesticadora de Girassóis, o livro de poesia De Má Condição, com pinturas de Maria João Lopes Fernandes, e, com Joseph Danan e Fernando Mora Ramos, Texto, performance e outros ensaios (Húmus, 2024).

Programa, desde 2018, o ciclo de encontros Diga 33 – poesia no teatro para o Teatro da Rainha.

Ler mais