Partilhar

Três Embaixadas Portuguesas - Londres, Madrid e Rio de Janeiro. Arquitectos irmãos Rebelo de Andrade

Luís Soares Carneiro

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Este notável estudo do Professor Luís Soares Carneiro acompanha em pormenor a obra dos arquitetos Guilherme e Carlos Rebelo de Andrade ao serviço do Estado português e da diplomacia lusa.

Trabalharam para a adaptação e construção de edifícios destinados a serem sedes de Embaixadas em Londres, Madrid e Rio de Janeiro.

São trabalhos de altíssima qualidade, do ponto de vista arquitetónico e artístico, que honram a arquitetura portuguesa. (…)

Conforme afirma o autor: “procuravam com as armas do seu ofício, defender os valores da arquitetura em que acreditavam”.

Creio que são estas qualidades de competência, persistência e serenidade dos irmãos arquitetos que assumem grande relevo em toda esta análise da sua obra. Os espaços por eles criados ou adaptados perduram até hoje, cumprindo o destino que então lhes foi traçado de representarem oficialmente no estrangeiro a arquitetura e as artes decorativas portuguesas. Ultrapassaram modas, movimentos e regimes políticos e mantêm-se hoje perfeitamente funcionais. São atualmente compatíveis com novas conceções de representação diplomática e de interação com o público através dos meios modernos de comunicação.

Manuel Côrte-Real, Embaixador

Ler mais

Autor

Luís Soares Carneiro

(Porto, 1959)

É Professor Associado na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Doutorou-se em Arquitetura com a tese Teatros Portugueses de Raiz Italiana (2003). É autor de diversificados projetos e obras de arquitetura, muitos deles em contexto patrimonial, apresentados em encontros, conferências e publicações nacionais e estrangeiras. Investiga e escreve sobre arquitetura – Teatros, História da Arquitetura, Habitação, Património – tendo publicado, entre outros textos, os livros A Estranheza da Estípite. Marques da Silva e o(s) Teatro(s) de S. João (2010); e também Casa Ermas. Os Arquitetos Rebelo de Andrade e os Discursos do Moderno (2016).

Ler mais