Partilhar

Tudo é Tabu - Cem Casos de Novas Censuras

Pedro Correia

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
13,60 € 17,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

De súbito, somos inundados por novos interditos. Estamos sob vigilância permanente. Os patrulheiros andam aí, impondo um vasto caudal de proibições. Como se vivêssemos num rígido internato de paredes opacas onde a fuga à norma pode ser punida com a morte civil.

Nada de original na História do mundo: sempre houve severos limites à liberdade de expressão. Novidade absoluta é isto ocorrer hoje, em sociedades democráticas, no chamado mundo livre.

Académicos, intelectuais, artistas, escritores, jornalistas, dirigentes estudantis e até alegados activistas dos direitos humanos integram esta polícia do pensamento que dita dogmas, decreta anátemas e fulmina qualquer rasto de dissidência a pretexto da protecção a tribos identitárias.

Não se persegue só o presente, também se altera o que ficou para trás, dando plena validade ao alerta de George Orwell: «Quem controla o passado, controla o futuro.»


Ler mais

Autor

Pedro Correia

Nasceu em Lisboa, em 1962. É jornalista profissional há quase quatro décadas, tendo dirigido dois jornais em Macau, integrado a equipa fundadora do Público, trabalhado como correspondente no Expresso e como editor, editorialista e grande-repórter do Diário de Notícias.

Além do jornalismo, fez consultoria de comunicação e especializou-se em assessoria política, tendo, em 2009, fundado o blogue Delito de Opinião, centrado em temas políticos e culturais.

É autor ou co-autor dos livros: Vogais e Consoantes Politicamente Incorrectas do Acordo Ortográfico (2013), Presidenciáveis (2015), Novo Dicionário da Comunicação (2015, com diversos), Política de A a Z (2017, com Rodrigo Gonçalves), Delito de Opinião (2018, com diversos) e 2017 – As Frases do Ano (2018).

Pedro Correia é assumidamente liberal, contra todas as formas de censura.

Ler mais