Partilhar

Uma História Agrária de Portugal 1000-2000 - Desenvolvimento Económico na Fronteira da Europa

Dulce Freire (Org.), Pedro Lains (Org.)

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
22,49 € 24,99 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro acompanha a renovação da história económica europeia oferecendo uma interpretação unificada sobre as fontes de crescimento e de estagnação. Para compreender melhor a diversidade dos padrões de crescimento devemos ir além do estudo da industrialização das economias dominantes e explorar os séculos que a antecederam. A agricultura portuguesa raramente esteve na vanguarda da tecnologia e da produtividade da Europa e, ao longo do segundo milénio, a distância do país em relação às economias próximas variou substancialmente. Contudo, se tivermos em conta os períodos da Reconquista Cristã, a recuperação da Peste Negra, a resposta à globalização do Renascimento, o iluminismo económico do século XVIII ou a industrialização do século XIX, poderemos concluir que, neste país da periferia europeia, a agricultura foi com frequência dinâmica e adaptativa. Considerando em conjunto a longa trajetória de 1000 anos, o facto de o atraso económico não ter sido superado no final do período deixou de ser o aspeto mais relevante dessa história.

Ler mais

Autor(es)

Dulce Freire

Dulce Freire (Universidade de Coimbra), é professora auxiliar de História Económica e Social na Faculdade de Economia e investigadora principal do projeto ERC-StG ReSEED – Rescuing seed’s heritage: engaging in a new framework of agriculture and innovation since the 18th century no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido pesquisa em temáticas da história rural, agrária e da alimentação na Península Ibérica. Nos últimos anos, tem coordenado vários projetos de investigação relacionados com as mudanças na agricultura, alimentação, sociedade, economia e políticas públicas desde o século XVIII, cruzando investigadores e estudantes com diferentes formações científicas, como História, Antropologia, Sociologia, Geografia, Arquitetura ou Biologia. 

Ler mais

Pedro Lains

Pedro Lains foi investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, professor convidado da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica, e membro do Instituto Laureano Figuerola da Universidad Carlos III de Madrid. Foi professor visitante da Faculdade de Economia da UNL, das Universidades Carlos III de Madrid, Brown e Évora; e presidente da Associação Portuguesa de História Económica e Social, diretor da Imprensa de Ciências Sociais, secretário-geral da European Historical Economics Society, e diretor da revista Análise Social. Tem como área principal de investigação a História Económica dos séculos XIX e XX, preocupando-se sobretudo com o estudo do crescimento económico no longo prazo de Portugal e dos países periféricos da Europa, com o estudo da integração europeia e com os problemas atuais da economia portuguesa.

Ler mais