Partilhar

Vagas Atlânticas: Migrações Entre Brasil e Portugal no Início do Século XXI

Beatriz Padilla , José Carlos Marques, Pedro Góis, João Peixoto

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

O principal objetivo deste livro é dar a conhecer o volume e as características das diferentes vagas migratórias entre Brasil e Portugal no início do século XXI. É observado o grande fluxo de imigração brasileira para Portugal após a viragem do século, que atingiu a sua maior intensidade durante a década de 2000-2010.
Para além disso, são avaliados os novos fluxos desencadeados a partir da crise económica mundial de 2008. Estes últimos incluíram o crescimento de algumas modalidades específicas de imigração para Portugal, como a dos estudantes brasileiros; o início de um processo de retorno dos brasileiros para o seu país de origem; e o surgimento de uma nova vaga de emigração portuguesa para o Brasil, bem diferente - no tempo e nas características - dos fluxos seculares nessa direção.

Ler mais

Autor(es)

Beatriz Padilla

Ler mais

José Carlos Marques

Professor na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e do Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID) do IPL. Os seus interesses de investigação têm incidido sobre a migração internacional, as políticas migratórias, os fluxos migratórios portugueses, a integração dos imigrantes, as práticas transnacionais dos migrantes, a migração altamente qualificada e a inserção dos imigrantes na sociedade portuguesa. Participou, entre outros, nos projectos internacionais “The Political Economy of Migration in an Integrating Europe”, “Migrants’ transnational practices in Western Europe” e “Migrants and ethnic minorities on the margins” e em vários projectos sobre a imigração e emigração portuguesa, tendo publicado os resultados destes projectos em diferentes artigos e livros.

Ler mais

Pedro Góis

Licenciou-se em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde obteve um Mestrado e um Doutoramento em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação. A sua carreira académica tem-se desenvolvido em paralelo no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Laboratório Associado, onde é investigador, e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde é docente desde finais dos anos 90. É ainda professor de Políticas e Mediação Cultural no Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Tem vários livros e numerosos artigos publicados sobre emigração e imigração em Portugal e/ou na Europa, sobre emigração, sobre identidade étnica transnacional cabo-verdiana e sobre emigração brasileira para a Europa. Nos últimos anos foi relator e/ou consultor da Organização Internacional de Migrações e da Rede Europeia de Migrações em diferentes ocasiões.

Ler mais

João Peixoto

Professor no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL) e investigador no SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, da mesma instituição. Estudou sociologia no ISCTE, Lisboa, e obteve o doutoramento em sociologia económica e das organizações no ISEG/UTL. As suas principais áreas de investigação são as migrações internacionais, demografia e sociologia económica. Esteve envolvido em projectos de investigação em vários domínios científicos, incluindo migrações altamente qualificadas, imigrantes e mercado de trabalho, políticas de imigração, emigração portuguesa, impactos demográficos e imigração na Europa do Sul. É autor de vários livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Ler mais