Partilhar

Vidas Confinadas - Famílias, Quotidianos e Vulnerabilidades Sociais no Início da Pandemia COVID-19 em Portugal

Rita Gouveia, Ana Nunes de Almeida

Sujeito a confirmação por parte da editora - Envio previsto até 22 de agosto



Desconto: 10%
16,21 € 18,01 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Baseado nos dados do inquérito online Estudo ICS/ISCTE - O impacto social da pandemia, que decorreu entre 25 e 29 de Março de 2020, este livro reúne contributos de vários autores sobre a forma como os indivíduos e as famílias lidaram com a implementação das medidas de contenção da pandemia e com a imposição do confinamento domiciliário durante o primeiro estado de emergência em Portugal. Combinando dados quantitativos e qualitativos, o estudo partiu dos resultados então obtidos, focando-os em dimensões da esfera privada. São as famílias, os seus quotidianos, alguns grupos etários ou franjas vulneráveis da população que constituem os protagonistas maiores destas Vidas Confinadas. A pandemia veio realçar as vulnerabilidades já instaladas no tecido social português, mas, também, desencadear outras existentes em estado latente, e que então surgiram à luz do dia sob novas formas.

Autor(es)

Rita Gouveia

Licenciada em Psicologia, com pré-especialização em Psicologia Social (2006), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e doutorada em Sociologia da Família (2014) pelo ICS-ULisboa, é investigadora de pós-doutoramento no ICS-ULisboa. Os seus principais interesses de investigação situam-se no estudo das redes pessoais e familiares, das dinâmicas do percurso de vida e dos processos de mudança de atitudes face à…

Ler mais

Ana Nunes de Almeida

Doutorou-se em Sociologia em 1991, no ISCTE. É actualmente investigadora coordenadora no Instituto de Ciências Sociais e Presidente do seu Conselho Científico. Coordena o Doutoramento InterUniversitário em Sociologia, OpenSoc - Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas (consórcio que integra o ICS, ISCSP e ISEG - ULisboa, a FCSH da Nova, o IIFA da UEvora e a Faculdade de Economia da UAlg). É membro do Bureau do Comité de Recherche…

Ler mais